A TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE SUA CENTRALIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111612 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3876 "inscrito_id" => 12507 "titulo" => "A TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE SUA CENTRALIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA" "resumo" => "Historicamente, a biologia tem sido ensinada de forma fragmentada na Educação Básica, o que resulta na falta de integração dos diversos conteúdos relacionados ao processo evolutivo comum que durante bilhões de anos tem deixado inúmeros rastos de uma constante, a transformação. Recentes estudos indicam que essa abordagem hegemônica do ensino da biologia deve ser compreendida de uma forma multifatorial, com diversas causas e condicionantes. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo analisar como e em que medida os estudos sobre a Evolução biológica se configuram como eixo estruturante do ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia no ensino médio em escolas públicas de São Luís - MA. A fim de compreender os diferentes fatores que se correlacionam na abordagem fragmentada da biologia, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários abertos com 10 professores dessa disciplina e 50 alunos de ensino médio de duas escolas da rede pública em São Luis. Os resultados e as interpretações produzidas reafirmaram o caráter multifatorial que condiciona o ensino fragmentado da disciplina de biologia, que abrange aspectos como a alfabetização científica, a formação inicial de professores, religiosidade, estrutura socioeconômica e utilitarismo. Ademais, é possível considerar que a abordagem fragmentada do ensino da biologia tem uma identidade com os problemas estruturais da educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12507_TB3876_27102024122847.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO DANIEL FERREIRA JIMENEZ ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Claudio" "autor_email" => "c.jimenez@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111612 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3876 "inscrito_id" => 12507 "titulo" => "A TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE SUA CENTRALIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA" "resumo" => "Historicamente, a biologia tem sido ensinada de forma fragmentada na Educação Básica, o que resulta na falta de integração dos diversos conteúdos relacionados ao processo evolutivo comum que durante bilhões de anos tem deixado inúmeros rastos de uma constante, a transformação. Recentes estudos indicam que essa abordagem hegemônica do ensino da biologia deve ser compreendida de uma forma multifatorial, com diversas causas e condicionantes. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo analisar como e em que medida os estudos sobre a Evolução biológica se configuram como eixo estruturante do ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia no ensino médio em escolas públicas de São Luís - MA. A fim de compreender os diferentes fatores que se correlacionam na abordagem fragmentada da biologia, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários abertos com 10 professores dessa disciplina e 50 alunos de ensino médio de duas escolas da rede pública em São Luis. Os resultados e as interpretações produzidas reafirmaram o caráter multifatorial que condiciona o ensino fragmentado da disciplina de biologia, que abrange aspectos como a alfabetização científica, a formação inicial de professores, religiosidade, estrutura socioeconômica e utilitarismo. Ademais, é possível considerar que a abordagem fragmentada do ensino da biologia tem uma identidade com os problemas estruturais da educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12507_TB3876_27102024122847.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO DANIEL FERREIRA JIMENEZ ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Claudio" "autor_email" => "c.jimenez@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }