A formação de professores centrada na pesquisa pressupõe uma concepção da relação teoria-prática sustentada numa perspectiva metodológica da pesquisa-ação realizada pelo próprio professor sobre sua prática educativa. Um processo de formação integrador e sistemático da ação do pesquisador envolve um sistema de valores, uma filosofia de vida, individual ou coletiva, que apoia uma intervenção no mundo real, seja de atitudes, de práticas, de situações, de condições, de produtos e/ou de discursos, comprometidos com uma formação ética. A reflexão que aqui se propõe visa a, num primeiro momento, aprofundar o conhecimento e apontar questões emergentes advindas de pesquisas sobre a prática docente e, num segundo momento, investigar como o professor pode unir a prática de sala de aula ao compromisso com a aprendizagem dos alunos e seu próprio desenvolvimento profissional, para evitar a reprodução alienada e criar possibilidades para que aprendizes produzam ou construam conhecimentos. Para apresentar conceitos e referenciais teóricos sobre docência e formação de professores, numa perspectiva histórica e reflexiva, foram selecionados os autores mais citados e apropriados pelos pesquisadores brasileiros, como Dewey (1959), Gatti (2019, 2021), Schön (1983), Zeichner (2001), Freire (2005), Gatti (2019, 2021), Nóvoa (2017, 2019), Tardif (2014), Marcelo Garcia (1999), Cochran-Smith e Lytle (1993) e Carr e Kemmis (1986). O estudo aponta a necessidade de conscientização por parte dos professores de seus percursos formativos para pensar em estratégias e possibilidades de superar lacunas formativas e enfrentar os novos desafios impostos à formação profissional na atualidade. As proposições aqui explicitadas, à guisa de conclusão, fornecem elementos relevantes que indicam a necessidade de abertura e reinvenção por parte dos professores pois, como retratado pela revisão bibliográfica, os estudiosos concebem a docência como atividade profissional na qual o docente deve impulsionar e mobilizar ações – colaborativas, interativas, reflexivas, de pesquisa e crítica – em seus contextos de formação.