FORTALECENDO A APRENDIZAGEM QUÍMICA: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA O NONO ANO, DESTACANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109669 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1108 "inscrito_id" => 728 "titulo" => "FORTALECENDO A APRENDIZAGEM QUÍMICA: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA O NONO ANO, DESTACANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "Este estudo foca na condução de aulas de reforço dinâmicas sobre ligações químicas para duas turmas de nono ano, visando aprimorar a compreensão do conteúdo de maneira inclusiva. O objetivo central é implementar uma abordagem pedagógica acessível, incorporando métodos interativos e recursos visuais para tornar a química mais significativa. Diante da baixa motivação dos estudantes, a estratégia visa superar a percepção de uniformidade associada às aulas tradicionais. A intervenção ocorreu na Escola Municipal João Ribeiro, Codó, Maranhão, com uma aula de reforço interativa e jogos em equipe para consolidar conhecimentos. O desafio central foi a inclusão de alunos no espectro autista, evidenciando a carência de suporte especializado.Os resultados apontam impacto positivo, com engajamento durante atividades lúdicas e colaboração em equipe. Contudo, destaca-se a necessidade de suporte individualizado para alunos autistas. Apenas um aluno, com auxílio profissional, atingiu plenamente os objetivos propostos. Conclui-se que a abordagem pedagógica é eficaz, mas a inclusão plena demanda recursos especializados, ressaltando a complexidade da educação inclusiva. Este estudo contribui para a discussão sobre práticas pedagógicas inclusivas, enfatizando a importância de métodos objetivos e suporte personalizado para alcançar a equidade educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID728_TB1108_27102024200444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS MONTEIRO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Thaís Monteiro" "autor_email" => "marquesthays945@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109669 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1108 "inscrito_id" => 728 "titulo" => "FORTALECENDO A APRENDIZAGEM QUÍMICA: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA O NONO ANO, DESTACANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "Este estudo foca na condução de aulas de reforço dinâmicas sobre ligações químicas para duas turmas de nono ano, visando aprimorar a compreensão do conteúdo de maneira inclusiva. O objetivo central é implementar uma abordagem pedagógica acessível, incorporando métodos interativos e recursos visuais para tornar a química mais significativa. Diante da baixa motivação dos estudantes, a estratégia visa superar a percepção de uniformidade associada às aulas tradicionais. A intervenção ocorreu na Escola Municipal João Ribeiro, Codó, Maranhão, com uma aula de reforço interativa e jogos em equipe para consolidar conhecimentos. O desafio central foi a inclusão de alunos no espectro autista, evidenciando a carência de suporte especializado.Os resultados apontam impacto positivo, com engajamento durante atividades lúdicas e colaboração em equipe. Contudo, destaca-se a necessidade de suporte individualizado para alunos autistas. Apenas um aluno, com auxílio profissional, atingiu plenamente os objetivos propostos. Conclui-se que a abordagem pedagógica é eficaz, mas a inclusão plena demanda recursos especializados, ressaltando a complexidade da educação inclusiva. Este estudo contribui para a discussão sobre práticas pedagógicas inclusivas, enfatizando a importância de métodos objetivos e suporte personalizado para alcançar a equidade educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID728_TB1108_27102024200444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS MONTEIRO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Thaís Monteiro" "autor_email" => "marquesthays945@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }