Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto de Vida, implementado com a reforma do Ensino Médio, a partir da Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, passa a compor o currículo das escolas nacionais com as justificativas de suprir a falta de sentido que compunha o Ensino Médio anterior e de formar e potencializar jovens protagonistas, sobretudo, no que diz respeito as dimensões pessoal, cidadã e profissional. Objetiva-se aqui salientar como o campo das Ciências Sociais é essencial para a construção do conteúdo de Projeto de Vida, visando alcançar os objetivos propostos pelo componente, além de atuar como prática de resistência, levando em consideração a diminuição da carga horária que teve a disciplina de Sociologia com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM). Como fontes de pesquisa serão utilizados o site Novo Ensino Médio RJ, que disponibiliza na aba Materiais de Apoio “Orientação para Planos de Aula” (OPA) [de Projeto de Vida] e o documento “Solução Educacional para o Ensino Médio” (2012), ambos resultados de uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). As orientações para planos de aula possuem como principal objetivo servir de alicerce para as ações em sala de aula do professor responsável pelo componente curricular. Sendo assim, por meio de uma abordagem metodológica que une análise bibliográfica e trabalho de campo, serão abordados os documentos referentes ao novo componente curricular em complemento com as aulas de Projeto de Vida, ministradas por uma professora e residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) de Sociologia, no ano de 2023, em uma escola estadual do Rio de Janeiro.

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