Este artigo se propõe identificar e analisar os desafios e as potencialidades do Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba, ofertado durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021). De abordagem qualitativa e de cunho reflexivo-analítico, este estudo adotou a análise de conteúdo para o tratamento das informações que também foram analisadas qualitativamente. A pesquisa foi realizada com a participação de 17 (dezessete) colaboradoras/es, em um universo de 18 (dezoito) participantes do Programa – ingresso 2020/1. As informações foram produzidas por meio do Google Forms, no qual foi gerado um link e encaminhado um formulário eletrônico pelo whatsapp, composto por 02 (duas) questões abertas que versavam sobre os limites e as possibilidades de realizar um mestrado durante o contexto pandêmico. Os resultados da pesquisa revelaram como potencialidades: redução dos gastos com alimentação, transporte, entre outros; maior autonomia; otimização do tempo - possibilitando conciliação do trabalho com a realização do mestrado; conhecimento e domínio de ferramentas tecnológicas como a Plataforma Google Meet e Google Classroom; preservação da saúde; e por fim, apontaram a comodidade e o conforto por estar em casa e, com isso, ter maior interação e contato com o núcleo familiar. Enquanto limites, as/os colaboradoras/es revelaram: o isolamento acadêmico, falta de interação com toda a comunidade universitária; instabilidade de conexão e gastos com equipamentos para acesso à internet de qualidade; mudanças nos objetos e instrumentos de produção dos dados e informações; estresse mental por ter que estudar e gerenciar a rotina familiar e doméstica; e exaustão devido ao excessivo contato com a tela do computador ou celular. Diante do exposto, constatamos que alguns impactos em realizar o mestrado no contexto pandêmico de COVID-19 eram comuns a todas/os, mas também variavam positiva ou negativamente, em função da condição de cada estudante.