As brincadeiras vivenciadas na infância da criança são marcas indeléveis que a criança carrega até a vida adulta. São experiências estruturantes das culturas infantis que levam a criança a compreender e dizer o mundo de uma forma bem específica. Este trabalho tem como objetivo mostrar a influência e importância que as brincadeiras, cujas dimensões constitutivas abrangem o desenvolvimento integral da criança, especialmente nos aspectos motores, emocionais, cognitivos, culturais, afetivos, sociais, dentre outros que faz da humanidade. A metodologia utilizada foi a expressão artística de um desenho nostálgico idealizado e realizado na galeria de arte da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, por uma professora do curso de Pedagogia que passou algumas de suas memórias para o papel em forma de desenho e duas alunas desta licenciatura que a ajudaram a transferir e colorir o desenho em uma parede da central de aulas. Como aporte teórico foram utilizados os autores: Ana Mae Barbosa (1998), Vygotsky (1991), Kishimoto (2005), Caroline (2021) dentre outros, contando com a BNCC e suas contribuições para a Educação Infantil. Se fez possível concluir que atribuído ao momento de aprender, as brincadeiras devem ser um pilar intrínseco nesse processo, visto que esses são momentos que marcam profundamente as crianças, ajudando a desenvolver-se integralmente, como já citado, bem como a garantia, com mais efetividade, dos seus direitos de aprendizagens, além de agregar leveza e alegria em comunicar-se com os outros sobre suas vivências sem o sentimento de que não aproveitou a infância.