EXPLORANDO A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110524 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2341 "inscrito_id" => 10261 "titulo" => "EXPLORANDO A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio supervisionado é fundamental para a formação de professores, pois permite aos estudantes terem o seu primeiro contato com a escola e tudo o que a envolve. Nesse sentido, podemos afirmar que o objetivo do trabalho é relatar as experiências vividas durante o processo do estágio supervisionado obrigatório do ensino da educação física escolar infantil. O presente estudo nos proporciona uma imersão de conhecimentos e reflexões sobre a prática docente e quão importante é o estágio supervisionado obrigatório para contribuir na formação docente para os futuros professores de educação física. Trata-se de um relato de experiência de vivência prática na educação infantil através do estágio obrigatório supervisionado na disciplina “Estágio do Ensino de Educação Física Escolar 1 (Infantil)”. O estágio ocorreu durante um período peculiar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no semestre 2023.2, com início das atividades práticas em dezembro de 2023 e conclusão em 20 de março de 2024. Durante esse período, realizamos um total de 15 visitas à escola localizada na cidade de Limoeiro, PE. Dessas visitas, 12 resumiram-se em aulas de observação, nas quais acompanhamos todas as atividades didático-pedagógicas. Todas as atividades de ensino e aprendizagem das crianças do Infantil 4 foram conduzidas pela professora efetiva, que possui formação em pedagogia. O estágio supervisionado obrigatório tem a função didática específica para a formação profissional docente. Essa função tem como objetivo desenvolver habilidades que somente a prática educativa em campo nos proporciona. A experiência vivenciada durante o estágio nos levou a ponderar sobre nossa jornada acadêmica e o futuro papel como professores de educação física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10261_TB2341_07102024133924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO FILLYPE VASCONCELOS VIANA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.fillype@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110524 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2341 "inscrito_id" => 10261 "titulo" => "EXPLORANDO A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio supervisionado é fundamental para a formação de professores, pois permite aos estudantes terem o seu primeiro contato com a escola e tudo o que a envolve. Nesse sentido, podemos afirmar que o objetivo do trabalho é relatar as experiências vividas durante o processo do estágio supervisionado obrigatório do ensino da educação física escolar infantil. O presente estudo nos proporciona uma imersão de conhecimentos e reflexões sobre a prática docente e quão importante é o estágio supervisionado obrigatório para contribuir na formação docente para os futuros professores de educação física. Trata-se de um relato de experiência de vivência prática na educação infantil através do estágio obrigatório supervisionado na disciplina “Estágio do Ensino de Educação Física Escolar 1 (Infantil)”. O estágio ocorreu durante um período peculiar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no semestre 2023.2, com início das atividades práticas em dezembro de 2023 e conclusão em 20 de março de 2024. Durante esse período, realizamos um total de 15 visitas à escola localizada na cidade de Limoeiro, PE. Dessas visitas, 12 resumiram-se em aulas de observação, nas quais acompanhamos todas as atividades didático-pedagógicas. Todas as atividades de ensino e aprendizagem das crianças do Infantil 4 foram conduzidas pela professora efetiva, que possui formação em pedagogia. O estágio supervisionado obrigatório tem a função didática específica para a formação profissional docente. Essa função tem como objetivo desenvolver habilidades que somente a prática educativa em campo nos proporciona. A experiência vivenciada durante o estágio nos levou a ponderar sobre nossa jornada acadêmica e o futuro papel como professores de educação física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10261_TB2341_07102024133924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO FILLYPE VASCONCELOS VIANA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.fillype@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }