PROGRAMA TROCANDO IDEIAS E AUTISMO: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL NA TV ESCOLA JUAZEIRO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113210 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6205 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "PROGRAMA TROCANDO IDEIAS E AUTISMO: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL NA TV ESCOLA JUAZEIRO" "resumo" => "A TV Escola Juazeiro teve início na pandemia, como possibilidade de promoção de ensino-aprendizagem e garantia de direitos aos alunos da rede municipal de Juazeiro-BA. O acesso aos conteúdos educativos acontecia por um canal aberto de televisão. Desse período de isolamento social até os dias de hoje, a TV Escola Juazeiro passou por reformulações em seu formato de acesso e conteúdo. Este artigo traz um relato de experiência (LUDKE; CRUZ, 2010) a partir do programa Trocando Ideias, em um episódio com o tema autismo. O objetivo desse artigo é descrever e compartilhar, a partir da prática e desafios encontrados, o processo de construção de conteúdo audiovisual educativo específico. O artigo destaca o processo desse programa, desde o planejamento, estudo do tema, passando pela gravação, trazendo inclusive as interações dos estudantes, utilizando para isso, instrumentos, como diário de bordo, em uma abordagem qualitativa (BIKLEN E BOGDAN, 1994). Para compreensão e reflexão da prática, dialogamos com Martin-Barbero (2000) e refletimos o processo de produção e novas possibilidades de ensino-aprendizagem. A partir desse trabalho podemos refletir e compreender melhor sobre as especificidades do audiovisual na educação de uma rede de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID595_TB6205_03062024161519.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MARIA SANTOS DE ALMEIDA CAMPANA" "autor_nome_curto" => "Dida Campana" "autor_email" => "didacampana@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113210 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6205 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "PROGRAMA TROCANDO IDEIAS E AUTISMO: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL NA TV ESCOLA JUAZEIRO" "resumo" => "A TV Escola Juazeiro teve início na pandemia, como possibilidade de promoção de ensino-aprendizagem e garantia de direitos aos alunos da rede municipal de Juazeiro-BA. O acesso aos conteúdos educativos acontecia por um canal aberto de televisão. Desse período de isolamento social até os dias de hoje, a TV Escola Juazeiro passou por reformulações em seu formato de acesso e conteúdo. Este artigo traz um relato de experiência (LUDKE; CRUZ, 2010) a partir do programa Trocando Ideias, em um episódio com o tema autismo. O objetivo desse artigo é descrever e compartilhar, a partir da prática e desafios encontrados, o processo de construção de conteúdo audiovisual educativo específico. O artigo destaca o processo desse programa, desde o planejamento, estudo do tema, passando pela gravação, trazendo inclusive as interações dos estudantes, utilizando para isso, instrumentos, como diário de bordo, em uma abordagem qualitativa (BIKLEN E BOGDAN, 1994). Para compreensão e reflexão da prática, dialogamos com Martin-Barbero (2000) e refletimos o processo de produção e novas possibilidades de ensino-aprendizagem. A partir desse trabalho podemos refletir e compreender melhor sobre as especificidades do audiovisual na educação de uma rede de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID595_TB6205_03062024161519.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MARIA SANTOS DE ALMEIDA CAMPANA" "autor_nome_curto" => "Dida Campana" "autor_email" => "didacampana@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }