O trabalho com a leitura literária, muitas vezes, é deixado em segundo plano na sala de aula. Isso acarreta alguns problemas aos estudantes, pois nega-lhes o acesso a uma linguagem trabalhada esteticamente, que constrói novas perspectivas acerca do modo como vemos o mundo produz verdades que nos fazem questionar aquelas que nos foram ensinadas, as quais, em muitos casos, estão permeadas por preconceitos enraizados na estrutura da sociedade. Pensando na importância do texto literário como uma porta, entre outras possibilidades, para se refletir e se questionar a realidade, o presente trabalho baseia-se no desenvolvimento de uma atividade de leitura comparativa dos poemas “Vozes-mulheres”, de Conceição Evaristo e “Minha mãe diz”, de Diva Cunha em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Filomena de Azevedo da rede estadual do Rio Grande do Norte. A atividade foi desenvolvida seguindo uma sequência didática básica conforme a teoria do letramento literário de Rildo Cosson, a qual tem como uma de suas principais premissas a ideia de que a aluno precisa entrar em contato com o texto literário. Nesse sentido, o encontro com dois poemas escritos por mulheres e que destacam, dentre outros aspectos, a ideia do empoderamento feminino contribuiu para uma rica discussão entre os alunos no que diz respeito ao papel que a mulher ocupa na sociedade. Além disso, no desenvolvimento das atividades da sequência didática eles, através da produção de entrevistas, identificaram mudanças nos papéis das mulheres em sua própria comunidade.