Este trabalho teve por objetivo identificar como uma Sequência Didática (SD) sobre o método matemático do filósofo Eratóstenes contribuiu para o reconhecimento da Terra enquanto geoide desenvolvida para alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da Paraíba. Para isso, os alunos desenvolveram um experimento similar ao de Eratóstenes para medir o raio e a circunferência da Terra com o auxílio aplicativos e simuladores que realizam cálculos envolvendo trigonometria e distância entre coordenadas. A SD foi realizada seguindo os momentos didáticos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), a saber, problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Na primeira etapa da aplicação da sequência exploramos a problemática do modelo da Terra plana para explicar situações cotidianas, como a medição do tempo e o nascer e pôr do sol, esse momento foi evidenciado como o primeiro momento didático, a problematização. A organização do conhecimento derivou das aulas dialogadas sobre os conceitos envolvidos para o cálculo da circunferência da Terra mediante a distância de dois pontos e a projeção de uma sombra de um objetivo perpendicular a Terra e sua distância do ponto sem projeção de sombra (Ponto Zero) em um mesmo instante de um mesmo dia, pois diante dessas explanações conceituais demos espaços para os alunos discutirem a respeito da problemática inicial. A aplicação do conhecimento decorreu com a montagem do experimento e a realização dos cálculos com auxílio de dados dos simuladores utilizados. Os resultados apontam que o desenvolvimento de práticas mediante a problematização inicial despertou, nos estudantes, o interesse de discutir a ascensão de teorias "terraplanistas" mesmo diante de uma crescente gama de evidências que comprovam que o nosso planeta é um geoide.