O presente artigo se originou através de um relato de experiência de um estágio não obrigatório realizado na Coordenadoria de Educação Especial (CEES) que se encontra Secretaria Municipal de Educação (SEMED) na cidade de Castanhal no nordeste do Estado do Pará, tendo como objetivo relatar de que forma ocorre a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de rede municipal na cidade de Castanhal-PA no processo de ensino e aprendizagem, onde a demanda tem crescido consideravelmente. De acordo com as observações realizadas durante o estágio, é perceptível a efetividade da equipe presente na coordenadoria responsável pela inclusão, outrossim, é notável a constante busca por novas e melhores metodologias de se realizar o trabalho necessário para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma inclusiva para o público da educação especial. Através de pesquisas realizadas nas legislações municipais nota-se o comprometimento da coordenadoria de seguir tudo que lhe é imposto legalmente sendo composta por uma equipe multidisciplinar que inclui pedagogos, professores de educação especial, tradutores e intérpretes de libras, professores bilíngues, psicólogas, assistente social, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. A educação da pessoa com deficiência é um direito assegurado por lei, a coordenadoria de educação especial trabalha para que o público da educação especial das escolas da rede municipal seja assistido no processo de aprendizagem de acordo com as suas necessidades cognitivas, contribuindo para a garantia de uma educação inclusiva.