O presente artigo tem como objetivo geral apresentar uma proposta de projeto de leitura como recurso didático-pedagógico para desenvolver e aprimorar a prática da leitura de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a concretização deste trabalho, optou-se por fazer uso do gênero literário “fábula”, uma vez que este, além de ser desenvolvido em narrativas de curta extensão, estimula significativamente a imaginação do leitor. Ademais, acrescenta-se que textos dessa natureza promovem reflexões acerca da vida cotidiana, haja vista que sempre apresentam lições morais, como também possibilitam ao leitor comparar as atitudes e as situações vivenciadas no decorrer da história com a realidade que o cerca, já que, aos personagens, são atribuídas características humanas, isto é, eles são personificados. No que se refere aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Para fundamentar esta pesquisa, foi considerada a perspectiva teórica de autores que tratam da temática discutida, por exemplo, Neves (2013), Freire (1982) e Lima e Rosa (2012). Como melhor forma de desenvolver o projeto de leitura proposto, foram elaboradas quatro etapas, as quais permitem que o discente aprenda de maneira prazerosa e significativa sobre o que é retratado em cada fábula e, consequentemente, apaixone-se pelo universo mágico da literatura. Diante do exposto, é possível concluir que todas as expectativas sobre a compreensão das fábulas e sua importância na leitura podem ser atendidas, desde que o planejamento seja posto em prática, mas considerando os limites e a realidade de cada docente e escola.