Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DIFICULDADES IDENTIFICADAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca da participação na Residência Pedagógica, programa fomentado pela CAPES e destinado à formação inicial dos estudantes inseridos nos cursos de Licenciatura, cujas atividades em foco foram realizadas na Escola Estadual Professor Arlindo Pereira, localizada no município de Poços de Caldas, em Minas Gerais, durante o ano de 2023. Este trabalho tem como principal objetivo relatar as dificuldades enfrentadas diariamente por uma estudante com paralisia cerebral da escola em tela, buscando trazer algumas reflexões sobre o desenvolvimento da aluna e sobre a temática em questão. Para melhor compreensão, foi realizado um levantamento bibliográfico breve sobre a definição de Educação Especial, por meio de trabalhos acadêmicos e legislações brasileiras mais recentes, além do Projeto Político Pedagógico da escola. Desse modo, foi possível concluir que, apesar da existência de uma legislação específica para a implementação da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado no Brasil, muitas são as dificuldades que impedem o seu pleno cumprimento, englobando desde carências na formação dos professores durante suas graduações até os recursos pedagógicos presentes nas escolas, podendo ser observadas no cotidiano escolar da estudante mencionada. Nesse sentido, programas como a Residência Pedagógica são de suma importância para a formação dos futuros professores, pois auxiliam no processo de formação docente, oportunizando ao discente vivenciar experiências formativas em diferentes contextos e ambientes de ensino, como também na sua capacitação e no preparo e desenvolvimento de atividades que visam a inclusão e a oferta de um ensino de qualidade para todos.

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