FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO HÍBRIDO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111985 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4432 "inscrito_id" => 12679 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO HÍBRIDO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO." "resumo" => "O setor educacional sempre lidou com obstáculos em sua jornada pela melhoria da eficiência no ensino-aprendizagem. Contudo, nos dias atuais, os desafios se tornaram mais acentuados devido às rápidas transformações na sociedade, resultantes do avanço tecnológico. A tecnologia tem se destacado cada vez mais por sua eficácia em vários setores sociais. Por conseguinte, a adoção do Ensino Híbrido, que mescla ensino presencial e remoto, tem se tornado uma discussão frequente na área educacional, pois esse modelo pode contribuir significativamente para a educação. No entanto, é fundamental destacar que, embora a tecnologia seja capaz de melhorar o ensino, é essencial que a formação dos professores acompanhe essas mudanças, ou seja, é necessário prepará-los para aproveitar os benefícios das tecnologias e implementar essa nova abordagem educacional. Diante desse cenário, é possível apresentar o propósito do projeto, que consiste em analisar as interações entre a formação de professores e o ensino híbrido diante das mudanças recentes nas conexões e nas abordagens, influenciadas pelas tecnologias, no processo de capacitação de professores de Ciências no Instituto Federal do Maranhão. Para conduzir a pesquisa, foi adotada uma metodologia descritiva, exploratória e bibliográfica, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários, análise de documentos e entrevistas para investigar a percepção de professores e alunos sobre o ensino híbrido. Ao enviar o questionário, foi percebida uma reduzida adesão por parte dos docentes e futuros professores na resposta aos questionários. Isso indica a importância de adotar mais estratégias para divulgar a pesquisa, uma vez que essas respostas são essenciais para impulsionar novas melhorias na instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12679_TB4432_29102024163014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLE VITÓRIA DOS SANTOS FONSECA" "autor_nome_curto" => "EMILLE FONSECA" "autor_email" => "s.emille@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111985 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4432 "inscrito_id" => 12679 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO HÍBRIDO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO." "resumo" => "O setor educacional sempre lidou com obstáculos em sua jornada pela melhoria da eficiência no ensino-aprendizagem. Contudo, nos dias atuais, os desafios se tornaram mais acentuados devido às rápidas transformações na sociedade, resultantes do avanço tecnológico. A tecnologia tem se destacado cada vez mais por sua eficácia em vários setores sociais. Por conseguinte, a adoção do Ensino Híbrido, que mescla ensino presencial e remoto, tem se tornado uma discussão frequente na área educacional, pois esse modelo pode contribuir significativamente para a educação. No entanto, é fundamental destacar que, embora a tecnologia seja capaz de melhorar o ensino, é essencial que a formação dos professores acompanhe essas mudanças, ou seja, é necessário prepará-los para aproveitar os benefícios das tecnologias e implementar essa nova abordagem educacional. Diante desse cenário, é possível apresentar o propósito do projeto, que consiste em analisar as interações entre a formação de professores e o ensino híbrido diante das mudanças recentes nas conexões e nas abordagens, influenciadas pelas tecnologias, no processo de capacitação de professores de Ciências no Instituto Federal do Maranhão. Para conduzir a pesquisa, foi adotada uma metodologia descritiva, exploratória e bibliográfica, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários, análise de documentos e entrevistas para investigar a percepção de professores e alunos sobre o ensino híbrido. Ao enviar o questionário, foi percebida uma reduzida adesão por parte dos docentes e futuros professores na resposta aos questionários. Isso indica a importância de adotar mais estratégias para divulgar a pesquisa, uma vez que essas respostas são essenciais para impulsionar novas melhorias na instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12679_TB4432_29102024163014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLE VITÓRIA DOS SANTOS FONSECA" "autor_nome_curto" => "EMILLE FONSECA" "autor_email" => "s.emille@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }