O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DOS ALGORITMOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113470 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6562 "inscrito_id" => 17282 "titulo" => "O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DOS ALGORITMOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pertencente à rede pública municipal de Campina Grande - Paraíba, na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, no 3º bimestre letivo de 2023. A motivação partiu da existência de alunos com faixa etária entre 9 a 10 anos de idade com dificuldades na compreensão do sistema de numeração decimal e na realização de operações fundamentais da adição e subtração com reagrupamentos. Diante dessa situação houve a necessidade da utilização de material manipulável nas aulas de matemática para facilitar o processo de aprendizagem dos conceitos desenvolvendo a capacidade de pensar de maneira mais lógica e sistemática. Para tanto, realiza-se um estudo com abordagem qualitativa de caráter de pesquisa exploratória, do tipo revisão bibliográfica, pesquisa-ação, pautada em contribuições de autores do campo de estudo com aplicação de instrumentos manipuláveis, a citar o material dourado, palitos, tampinhas, etc. Além disso, pesquisa-se (MONTESSORI, 1989); (PIAGET, 1998); (LORENZATO, 2009); (MENEGUECCI, 2023); (TOLEDO e TOLEDO, 2009); entre outros citados no corpo do trabalho. Além disso, realizou-se uma sequência didática na turma citada, envolvendo situações problemas e possibilitando aos alunos construções de conceitos de contagem, valor posicional, agrupamentos e representações do algoritmo de base 10 fazendo uso do material dourado. Os resultados da pesquisa apontaram que a valorização por parte do professor com o material manipulável, em destaque do material dourado, reuniu possibilidades concretas para o aprendizado dos conceitos matemáticos fundamentais, elevando o conhecimento do sistema de numeração decimal de base 10 até a quarta ordem, a unidade de milhar. Sendo possível a realização de cálculos mentais e situações problemas, consolidando no que diz a BNCC (2017, p. 276) “nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17282_TB6562_08062024210413.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNUSKA RANOICA DE OLIVEIRA MACÁRIO" "autor_nome_curto" => "ANNUSKA" "autor_email" => "profannuska@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113470 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6562 "inscrito_id" => 17282 "titulo" => "O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DOS ALGORITMOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pertencente à rede pública municipal de Campina Grande - Paraíba, na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, no 3º bimestre letivo de 2023. A motivação partiu da existência de alunos com faixa etária entre 9 a 10 anos de idade com dificuldades na compreensão do sistema de numeração decimal e na realização de operações fundamentais da adição e subtração com reagrupamentos. Diante dessa situação houve a necessidade da utilização de material manipulável nas aulas de matemática para facilitar o processo de aprendizagem dos conceitos desenvolvendo a capacidade de pensar de maneira mais lógica e sistemática. Para tanto, realiza-se um estudo com abordagem qualitativa de caráter de pesquisa exploratória, do tipo revisão bibliográfica, pesquisa-ação, pautada em contribuições de autores do campo de estudo com aplicação de instrumentos manipuláveis, a citar o material dourado, palitos, tampinhas, etc. Além disso, pesquisa-se (MONTESSORI, 1989); (PIAGET, 1998); (LORENZATO, 2009); (MENEGUECCI, 2023); (TOLEDO e TOLEDO, 2009); entre outros citados no corpo do trabalho. Além disso, realizou-se uma sequência didática na turma citada, envolvendo situações problemas e possibilitando aos alunos construções de conceitos de contagem, valor posicional, agrupamentos e representações do algoritmo de base 10 fazendo uso do material dourado. Os resultados da pesquisa apontaram que a valorização por parte do professor com o material manipulável, em destaque do material dourado, reuniu possibilidades concretas para o aprendizado dos conceitos matemáticos fundamentais, elevando o conhecimento do sistema de numeração decimal de base 10 até a quarta ordem, a unidade de milhar. Sendo possível a realização de cálculos mentais e situações problemas, consolidando no que diz a BNCC (2017, p. 276) “nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17282_TB6562_08062024210413.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNUSKA RANOICA DE OLIVEIRA MACÁRIO" "autor_nome_curto" => "ANNUSKA" "autor_email" => "profannuska@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }