ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC 2023
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114414 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7905 "inscrito_id" => 3774 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC 2023" "resumo" => "Um dos maiores desafios do professor no contexto escolar atual é estimular o interesse dos alunos, principalmente, com relação à educação científica. Nesse cenário, as metodologias que estimulam o senso crítico e a participação ativa dos estudantes ganham destaque, por favorecerem a construção do conhecimento de maneira significativa, dando sentido ao estudo de ciências. Tendo em vista isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências de 2023, especificamente da linha temática 08 (Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica), buscando identificar e analisar as principais produções sobre alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências no contexto educacional brasileiro, investigando as metodologias aplicadas, assim como suas contribuições e limitações, para que venham a ser pensadas novas rotas para intensificar o processo de alfabetização científica. A metodologia consistiu em uma adaptação do método Cochrane, oriundo do Reino Unido, que é amplamente utilizado por pesquisadores da área da saúde e que originalmente é desenvolvido em 10 passos. Porém, no contexto brasileiro a colaboração Cochrane recomenda que a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) seja executada em sete etapas, as quais foram seguidas neste trabalho: formulação da pergunta, localização dos estudos, avaliação crítica dos estudos, coleta de dados, análise e apresentação dos dados, interpretação dos dados, e aprimoramento e atualização da revisão. Os resultados revelaram apenas cinco trabalhos que atenderam aos princípios de inclusão e exclusão definidos nesta pesquisa. Esses trabalhos indicam uma crescente preocupação com a utilização da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de jovens de forma embasada, crítica e reflexiva. No entanto, também identificou-se um déficit significativo na quantidade e diversidade de pesquisas sobre esta temática, indicando a necessidade de mais estudos que explorem diferentes abordagens e contextos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3774_TB7905_27102024221246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE DE SOUSA FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "JOYCE FILGUEIRA" "autor_email" => "joycesousa2011@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114414 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7905 "inscrito_id" => 3774 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC 2023" "resumo" => "Um dos maiores desafios do professor no contexto escolar atual é estimular o interesse dos alunos, principalmente, com relação à educação científica. Nesse cenário, as metodologias que estimulam o senso crítico e a participação ativa dos estudantes ganham destaque, por favorecerem a construção do conhecimento de maneira significativa, dando sentido ao estudo de ciências. Tendo em vista isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências de 2023, especificamente da linha temática 08 (Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica), buscando identificar e analisar as principais produções sobre alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências no contexto educacional brasileiro, investigando as metodologias aplicadas, assim como suas contribuições e limitações, para que venham a ser pensadas novas rotas para intensificar o processo de alfabetização científica. A metodologia consistiu em uma adaptação do método Cochrane, oriundo do Reino Unido, que é amplamente utilizado por pesquisadores da área da saúde e que originalmente é desenvolvido em 10 passos. Porém, no contexto brasileiro a colaboração Cochrane recomenda que a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) seja executada em sete etapas, as quais foram seguidas neste trabalho: formulação da pergunta, localização dos estudos, avaliação crítica dos estudos, coleta de dados, análise e apresentação dos dados, interpretação dos dados, e aprimoramento e atualização da revisão. Os resultados revelaram apenas cinco trabalhos que atenderam aos princípios de inclusão e exclusão definidos nesta pesquisa. Esses trabalhos indicam uma crescente preocupação com a utilização da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de jovens de forma embasada, crítica e reflexiva. No entanto, também identificou-se um déficit significativo na quantidade e diversidade de pesquisas sobre esta temática, indicando a necessidade de mais estudos que explorem diferentes abordagens e contextos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3774_TB7905_27102024221246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE DE SOUSA FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "JOYCE FILGUEIRA" "autor_email" => "joycesousa2011@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }