JOGOS E IA: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO NOS ANOS INICIAIS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114461 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7967 "inscrito_id" => 20007 "titulo" => "JOGOS E IA: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO NOS ANOS INICIAIS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O uso de tecnologias inovadoras na educação tem ganhado destaque, especialmente no que diz respeito à integração de jogos e Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma professora Licenciada em Computação que leciona a disciplina de Pensamento Computacional para turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O artigo, intitulado "Jogos e IA: Ferramentas lúdicas para estimular o aprendizado nos Anos Iniciais – um relato de experiência", busca investigar como os jogos e a Inteligência Artificial (IA) podem servir como ferramentas lúdicas para enriquecer e dinamizar o processo de aprendizagem das crianças nessa faixa etária. A metodologia empregada é qualitativa e baseia-se na análise de experiência prática de uma professora para corroborar as teorias discutidas na literatura acadêmica. Os fundamentos teóricos incluem os trabalhos de Brougère (1998), Piaget (1971) e Ramos, Ribeiro e Santos (2011), que oferecem uma base para entender o papel dos jogos na educação. Os resultados demonstram que jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil, oferecendo um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e efetivo. Através do brincar, as crianças têm a chance de explorar e desenvolver suas habilidades de forma criativa e imaginativa, o que facilita a compreensão e a interação com o mundo ao seu redor. A inclusão da IA nos jogos educativos pode potencializar esses benefícios, proporcionando experiências adaptativas e personalizadas que atendem às necessidades individuais de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20007_TB7967_30092024201431.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Maria Karoline" "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114461 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7967 "inscrito_id" => 20007 "titulo" => "JOGOS E IA: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO NOS ANOS INICIAIS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O uso de tecnologias inovadoras na educação tem ganhado destaque, especialmente no que diz respeito à integração de jogos e Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma professora Licenciada em Computação que leciona a disciplina de Pensamento Computacional para turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O artigo, intitulado "Jogos e IA: Ferramentas lúdicas para estimular o aprendizado nos Anos Iniciais – um relato de experiência", busca investigar como os jogos e a Inteligência Artificial (IA) podem servir como ferramentas lúdicas para enriquecer e dinamizar o processo de aprendizagem das crianças nessa faixa etária. A metodologia empregada é qualitativa e baseia-se na análise de experiência prática de uma professora para corroborar as teorias discutidas na literatura acadêmica. Os fundamentos teóricos incluem os trabalhos de Brougère (1998), Piaget (1971) e Ramos, Ribeiro e Santos (2011), que oferecem uma base para entender o papel dos jogos na educação. Os resultados demonstram que jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil, oferecendo um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e efetivo. Através do brincar, as crianças têm a chance de explorar e desenvolver suas habilidades de forma criativa e imaginativa, o que facilita a compreensão e a interação com o mundo ao seu redor. A inclusão da IA nos jogos educativos pode potencializar esses benefícios, proporcionando experiências adaptativas e personalizadas que atendem às necessidades individuais de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20007_TB7967_30092024201431.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Maria Karoline" "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }