Diversas são as motivações daqueles que ingressam no mercado de trabalho enquanto cursam o ensino superior. No contexto atual, destaca-se como principal motivo a necessidade econômica, seja decorrente de situações individuais prévias ou das despesas inerentes à vida universitária. Este estudo visa discutir e descrever, por meio de relato de experiência, as trajetórias dos autores ao enfrentarem a sobreposição das jornadas laboral e acadêmica, e os impactos advindos dessa dualidade. Entre os pontos abordados nesta investigação, destacam-se a diversidade de modalidades de trabalho e os diferentes períodos de execução. Isso inclui experiências como jovem aprendiz, atuação no setor do comércio durante o ensino remoto, além de trabalho autônomo, que continua até o momento presente. Buscamos também abordar os benefícios e desafios dessas experiências, destacando como pontos positivos o desenvolvimento de responsabilidade, aumento da autoestima, experiência prática no emprego e, por fim, independência e estabilidade financeira. No entanto, identificamos também aspectos negativos, como elevados níveis de estresse e ansiedade, relatados por alguns participantes, incluindo episódios de insônia e síndrome do impostor, além da observação de queda no desempenho acadêmico. Em conclusão, este estudo proporciona uma visão parcial da realidade dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ao debater a necessidade de conciliar o trabalho com os estudos universitários e as consequências dessa associação.