Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO LAPBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111851
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4238
    "inscrito_id" => 12091
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LAPBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "RESUMO No cenário educacional atual, a busca por práticas pedagógicas inclusivas tem sido uma prioridade, visando atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e características individuais. Nesse sentido, o presente estudo propõe a utilização do Lapbook como recurso pedagógico de inclusão nas aulas de Geografia, destacando sua eficácia em séries do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. O Lapbook é uma atividade interativa que combina elementos visuais, textuais e táteis, permitindo uma abordagem multidimensional do conteúdo. Por meio da construção de um "livro dobrável", os alunos têm a oportunidade de organizar e apresentar informações de forma criativa e personalizada, utilizando recursos como imagens, textos, mapas, gráficos e outros materiais. Uma das principais vantagens do Lapbook é sua capacidade de promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao construírem seus próprios Lapbooks, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações, além de estimular a criatividade, a autonomia e a colaboração entre os colegas. Além disso, o Lapbook possibilita a inclusão de alunos com diferentes estilos de aprendizagem, uma vez que permite a adaptação e a personalização do material de acordo com as necessidades individuais de cada estudante. Dessa forma, alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou características específicas são beneficiados, uma vez que o Lapbook permite a utilização de recursos visuais, táteis e interativos, favorecendo a compreensão e a assimilação do conteúdo geográfico. Assim, a utilização do Lapbook nas aulas de Geografia se mostra uma estratégia pedagógica eficaz para promover uma educação inclusiva e de qualidade. Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, participativa e significativa, o Lapbook favorece o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, contribuindo para o desenvolvimento integral e o sucesso educacional de cada estudante. Palavras-chave: Lapbook, Ensino Fundamental, Geografia, Inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12091_TB4238_23102024133756.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Taciana"
    "autor_email" => "tacianageo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111851
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4238
    "inscrito_id" => 12091
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LAPBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "RESUMO No cenário educacional atual, a busca por práticas pedagógicas inclusivas tem sido uma prioridade, visando atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e características individuais. Nesse sentido, o presente estudo propõe a utilização do Lapbook como recurso pedagógico de inclusão nas aulas de Geografia, destacando sua eficácia em séries do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. O Lapbook é uma atividade interativa que combina elementos visuais, textuais e táteis, permitindo uma abordagem multidimensional do conteúdo. Por meio da construção de um "livro dobrável", os alunos têm a oportunidade de organizar e apresentar informações de forma criativa e personalizada, utilizando recursos como imagens, textos, mapas, gráficos e outros materiais. Uma das principais vantagens do Lapbook é sua capacidade de promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao construírem seus próprios Lapbooks, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações, além de estimular a criatividade, a autonomia e a colaboração entre os colegas. Além disso, o Lapbook possibilita a inclusão de alunos com diferentes estilos de aprendizagem, uma vez que permite a adaptação e a personalização do material de acordo com as necessidades individuais de cada estudante. Dessa forma, alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou características específicas são beneficiados, uma vez que o Lapbook permite a utilização de recursos visuais, táteis e interativos, favorecendo a compreensão e a assimilação do conteúdo geográfico. Assim, a utilização do Lapbook nas aulas de Geografia se mostra uma estratégia pedagógica eficaz para promover uma educação inclusiva e de qualidade. Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, participativa e significativa, o Lapbook favorece o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, contribuindo para o desenvolvimento integral e o sucesso educacional de cada estudante. Palavras-chave: Lapbook, Ensino Fundamental, Geografia, Inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12091_TB4238_23102024133756.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Taciana"
    "autor_email" => "tacianageo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO No cenário educacional atual, a busca por práticas pedagógicas inclusivas tem sido uma prioridade, visando atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e características individuais. Nesse sentido, o presente estudo propõe a utilização do Lapbook como recurso pedagógico de inclusão nas aulas de Geografia, destacando sua eficácia em séries do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. O Lapbook é uma atividade interativa que combina elementos visuais, textuais e táteis, permitindo uma abordagem multidimensional do conteúdo. Por meio da construção de um "livro dobrável", os alunos têm a oportunidade de organizar e apresentar informações de forma criativa e personalizada, utilizando recursos como imagens, textos, mapas, gráficos e outros materiais. Uma das principais vantagens do Lapbook é sua capacidade de promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao construírem seus próprios Lapbooks, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações, além de estimular a criatividade, a autonomia e a colaboração entre os colegas. Além disso, o Lapbook possibilita a inclusão de alunos com diferentes estilos de aprendizagem, uma vez que permite a adaptação e a personalização do material de acordo com as necessidades individuais de cada estudante. Dessa forma, alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou características específicas são beneficiados, uma vez que o Lapbook permite a utilização de recursos visuais, táteis e interativos, favorecendo a compreensão e a assimilação do conteúdo geográfico. Assim, a utilização do Lapbook nas aulas de Geografia se mostra uma estratégia pedagógica eficaz para promover uma educação inclusiva e de qualidade. Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, participativa e significativa, o Lapbook favorece o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, contribuindo para o desenvolvimento integral e o sucesso educacional de cada estudante. Palavras-chave: Lapbook, Ensino Fundamental, Geografia, Inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.