A UTILIZAÇÃO DO LAPBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111851 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4238 "inscrito_id" => 12091 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LAPBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "RESUMO No cenário educacional atual, a busca por práticas pedagógicas inclusivas tem sido uma prioridade, visando atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e características individuais. Nesse sentido, o presente estudo propõe a utilização do Lapbook como recurso pedagógico de inclusão nas aulas de Geografia, destacando sua eficácia em séries do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. O Lapbook é uma atividade interativa que combina elementos visuais, textuais e táteis, permitindo uma abordagem multidimensional do conteúdo. Por meio da construção de um "livro dobrável", os alunos têm a oportunidade de organizar e apresentar informações de forma criativa e personalizada, utilizando recursos como imagens, textos, mapas, gráficos e outros materiais. Uma das principais vantagens do Lapbook é sua capacidade de promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao construírem seus próprios Lapbooks, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações, além de estimular a criatividade, a autonomia e a colaboração entre os colegas. Além disso, o Lapbook possibilita a inclusão de alunos com diferentes estilos de aprendizagem, uma vez que permite a adaptação e a personalização do material de acordo com as necessidades individuais de cada estudante. Dessa forma, alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou características específicas são beneficiados, uma vez que o Lapbook permite a utilização de recursos visuais, táteis e interativos, favorecendo a compreensão e a assimilação do conteúdo geográfico. Assim, a utilização do Lapbook nas aulas de Geografia se mostra uma estratégia pedagógica eficaz para promover uma educação inclusiva e de qualidade. Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, participativa e significativa, o Lapbook favorece o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, contribuindo para o desenvolvimento integral e o sucesso educacional de cada estudante. Palavras-chave: Lapbook, Ensino Fundamental, Geografia, Inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12091_TB4238_23102024133756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TACIANA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "Taciana" "autor_email" => "tacianageo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111851 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4238 "inscrito_id" => 12091 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LAPBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "RESUMO No cenário educacional atual, a busca por práticas pedagógicas inclusivas tem sido uma prioridade, visando atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e características individuais. Nesse sentido, o presente estudo propõe a utilização do Lapbook como recurso pedagógico de inclusão nas aulas de Geografia, destacando sua eficácia em séries do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. O Lapbook é uma atividade interativa que combina elementos visuais, textuais e táteis, permitindo uma abordagem multidimensional do conteúdo. Por meio da construção de um "livro dobrável", os alunos têm a oportunidade de organizar e apresentar informações de forma criativa e personalizada, utilizando recursos como imagens, textos, mapas, gráficos e outros materiais. Uma das principais vantagens do Lapbook é sua capacidade de promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao construírem seus próprios Lapbooks, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações, além de estimular a criatividade, a autonomia e a colaboração entre os colegas. Além disso, o Lapbook possibilita a inclusão de alunos com diferentes estilos de aprendizagem, uma vez que permite a adaptação e a personalização do material de acordo com as necessidades individuais de cada estudante. Dessa forma, alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou características específicas são beneficiados, uma vez que o Lapbook permite a utilização de recursos visuais, táteis e interativos, favorecendo a compreensão e a assimilação do conteúdo geográfico. Assim, a utilização do Lapbook nas aulas de Geografia se mostra uma estratégia pedagógica eficaz para promover uma educação inclusiva e de qualidade. Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, participativa e significativa, o Lapbook favorece o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, contribuindo para o desenvolvimento integral e o sucesso educacional de cada estudante. Palavras-chave: Lapbook, Ensino Fundamental, Geografia, Inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12091_TB4238_23102024133756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TACIANA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "Taciana" "autor_email" => "tacianageo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }