A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PEDAGOGOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110472 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2265 "inscrito_id" => 2497 "titulo" => "A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PEDAGOGOS" "resumo" => "O artigo aborda o uso da pesquisa como elemento essencial na formação de pedagogos. O objetivo foi analisar o impacto das atividades de pesquisa na formação inicial desses profissionais a partir da percepção dos estudantes. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa realizada com estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade de educação do estado do Ceará. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line sobre o uso da pesquisa na disciplina de Formação e Identidade do Pedagogo, sendo posteriormente analisados através da codificação e categorização. Os principais resultados revelaram que muitos estudantes não tinham contato prévio com a pesquisa antes de ingressarem na graduação. Além disso, a pesquisa identificou que o uso da pesquisa modificou a visão dos estudantes sobre a pedagogia e a atuação dos pedagogos, principalmente em espaços não-escolares. Houve também uma mudança na percepção dos campos de atuação do pedagogo e um reconhecimento da importância do conhecimento derivado da pesquisa na formação profissional. A contribuição deste estudo reside na evidenciação da importância da pesquisa como ferramenta de aprendizado do pensamento científico e como elemento crucial para o desenvolvimento profissional dos pedagogos. Esses resultados destacam a necessidade de fortalecer e integrar atividades de pesquisa na formação inicial desses profissionais, visando aprimorar suas competências e prepará-los de forma mais abrangente e qualificada para atuar no campo da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2497_TB2265_30092024172451.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO WHERBTY RIBEIRO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "WHERBTY" "autor_email" => "wherbty.nogueira@uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110472 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2265 "inscrito_id" => 2497 "titulo" => "A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PEDAGOGOS" "resumo" => "O artigo aborda o uso da pesquisa como elemento essencial na formação de pedagogos. O objetivo foi analisar o impacto das atividades de pesquisa na formação inicial desses profissionais a partir da percepção dos estudantes. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa realizada com estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade de educação do estado do Ceará. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line sobre o uso da pesquisa na disciplina de Formação e Identidade do Pedagogo, sendo posteriormente analisados através da codificação e categorização. Os principais resultados revelaram que muitos estudantes não tinham contato prévio com a pesquisa antes de ingressarem na graduação. Além disso, a pesquisa identificou que o uso da pesquisa modificou a visão dos estudantes sobre a pedagogia e a atuação dos pedagogos, principalmente em espaços não-escolares. Houve também uma mudança na percepção dos campos de atuação do pedagogo e um reconhecimento da importância do conhecimento derivado da pesquisa na formação profissional. A contribuição deste estudo reside na evidenciação da importância da pesquisa como ferramenta de aprendizado do pensamento científico e como elemento crucial para o desenvolvimento profissional dos pedagogos. Esses resultados destacam a necessidade de fortalecer e integrar atividades de pesquisa na formação inicial desses profissionais, visando aprimorar suas competências e prepará-los de forma mais abrangente e qualificada para atuar no campo da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2497_TB2265_30092024172451.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO WHERBTY RIBEIRO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "WHERBTY" "autor_email" => "wherbty.nogueira@uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }