O artigo aborda o uso da pesquisa como elemento essencial na formação de pedagogos. O objetivo foi analisar o impacto das atividades de pesquisa na formação inicial desses profissionais a partir da percepção dos estudantes. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa realizada com estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade de educação do estado do Ceará. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line sobre o uso da pesquisa na disciplina de Formação e Identidade do Pedagogo, sendo posteriormente analisados através da codificação e categorização. Os principais resultados revelaram que muitos estudantes não tinham contato prévio com a pesquisa antes de ingressarem na graduação. Além disso, a pesquisa identificou que o uso da pesquisa modificou a visão dos estudantes sobre a pedagogia e a atuação dos pedagogos, principalmente em espaços não-escolares. Houve também uma mudança na percepção dos campos de atuação do pedagogo e um reconhecimento da importância do conhecimento derivado da pesquisa na formação profissional. A contribuição deste estudo reside na evidenciação da importância da pesquisa como ferramenta de aprendizado do pensamento científico e como elemento crucial para o desenvolvimento profissional dos pedagogos. Esses resultados destacam a necessidade de fortalecer e integrar atividades de pesquisa na formação inicial desses profissionais, visando aprimorar suas competências e prepará-los de forma mais abrangente e qualificada para atuar no campo da educação.