Esta pesquisa socializa uma ação desenvolvida com a finalidade de oportunizar a vivência do esporte coletivo Futsal para o gênero feminino. A proposta surge em vista de uma problemática percebida ao se organizar os jogos interclasses de 2024 da escola em que apenas dois times femininos de Futsal foram formados e com muita dificuldade, enquanto que no gênero masculino não se percebeu tal empecilho. Além disso, percebeu-se que as meninas apresentaram algumas características durante a realização dos jogos, tais como: vergonha, insegurança, timidez, impaciência com as colegas, dentre outras questões. Assim, realizou-se uma avaliação do interclasse através de um questionário em que 37 meninos e 19 meninas puderam expressar suas opiniões, anseios e sugestões. Os dados obtidos revelaram que existem barreiras para a prática feminina do futsal escolar. Assim, foi proposto um horário de treino exclusivo para as meninas no projeto denominado Intervalo Interativo, posto que dentre as queixas estavam a falta de espaço e horário, a vergonha e o medo da exposição. Além do horário exclusivo para as meninas, o projeto contou com a participação de meninos tutores e palestras sobre temas correlacionados à prática de esportes e habilidades socioemocionais. Essa ação conjunta buscou a superação da exclusão, da discriminação, da segregação pelo gênero com vistas ao empoderamento feminino não só para o usufruto do esporte, mas também para o exercício de sua cidadania.