FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DOS PÔSTERES APRESENTADOS NO CONEDU
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109276 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 5352 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DOS PÔSTERES APRESENTADOS NO CONEDU" "resumo" => "Ao entender que a aplicação dos recursos e metodologias relacionados às tecnologias digitais perpassa pela formação dos professores, investigou-se a produção de conhecimento científico sobre a formação docente e o uso de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (IA). Por isso, o presente trabalho avaliou artigos encaminhados e aceitos no grupo de trabalho GT01 Formação de Professores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), na modalidade pôster, durante a 9ª edição do evento, realizada em 2023. O objetivo geral desta investigação consistiu em mapear e analisar os pôsteres apresentados. Para isso, optou-se por realizar um estudo exploratório, seguido de revisão de literatura dos pôsteres que abordavam discussões relacionadas às temáticas citadas, adotando direcionamentos das pesquisas intituladas como revisão sistemática. A partir do levantamento de nove (9) trabalhos, identificou-se que a maioria das pesquisas analisadas enfoca a formação continuada de professores diante das novas tecnologias. Os estudos destacam os benefícios e desafios do uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo a necessidade de integração dessas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. As lacunas identificadas incluem a necessidade de formação específica para os professores e uma abordagem crítica no uso das tecnologias. Além disso, os resultados ressaltam o potencial das tecnologias digitais para promover uma aprendizagem mais envolvente e personalizada, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada que reconheça o papel complementar das tecnologias em relação ao professor. CONEDU." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5352_TB584_12042024110144.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANGELA LORENTE BASSANI" "autor_nome_curto" => "maria angela lo" "autor_email" => "mangelabassani@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109276 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 5352 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DOS PÔSTERES APRESENTADOS NO CONEDU" "resumo" => "Ao entender que a aplicação dos recursos e metodologias relacionados às tecnologias digitais perpassa pela formação dos professores, investigou-se a produção de conhecimento científico sobre a formação docente e o uso de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (IA). Por isso, o presente trabalho avaliou artigos encaminhados e aceitos no grupo de trabalho GT01 Formação de Professores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), na modalidade pôster, durante a 9ª edição do evento, realizada em 2023. O objetivo geral desta investigação consistiu em mapear e analisar os pôsteres apresentados. Para isso, optou-se por realizar um estudo exploratório, seguido de revisão de literatura dos pôsteres que abordavam discussões relacionadas às temáticas citadas, adotando direcionamentos das pesquisas intituladas como revisão sistemática. A partir do levantamento de nove (9) trabalhos, identificou-se que a maioria das pesquisas analisadas enfoca a formação continuada de professores diante das novas tecnologias. Os estudos destacam os benefícios e desafios do uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo a necessidade de integração dessas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. As lacunas identificadas incluem a necessidade de formação específica para os professores e uma abordagem crítica no uso das tecnologias. Além disso, os resultados ressaltam o potencial das tecnologias digitais para promover uma aprendizagem mais envolvente e personalizada, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada que reconheça o papel complementar das tecnologias em relação ao professor. CONEDU." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5352_TB584_12042024110144.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANGELA LORENTE BASSANI" "autor_nome_curto" => "maria angela lo" "autor_email" => "mangelabassani@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }