FONTES HISTÓRICAS E O OFÍCIO DO HISTORIADOR NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111897 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4305 "inscrito_id" => 1350 "titulo" => "FONTES HISTÓRICAS E O OFÍCIO DO HISTORIADOR NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho, busca apresentar os resultados da atividade de ensino, realizada na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação, 1º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA, campus Pimenta. Durante a aula “A História, os homens e o tempo”, foi realizado a discussão teórica da Obra “Apologia da História ou Ofício do Historiador” de Marc Bloch (2002). Neste artigo, ampliaremos este debate fazendo uso de autores como Borges (2013); Pinsky (2020) e Barros (2019; 2020). Como fundamento metodológico, utilizaremos a pesquisa bibliográfica a partir de nosso quadro teórico já apresentado, bem como sistematizar as ações coletivas realizadas em sala a partir da seguinte questão norteadora: “O que pode ser uma fonte histórica?”. Nesta atividade de ensino, cada estudante trouxe um objeto pessoal e a partir de cada objeto, oportunizamos conhecer a sua subjetividade, a troca de experiências e os contextos em que foram produzidos considerando as categorias tempo e espaço. Podemos perceber, que o legado deixado pela Escola dos Annales, a saber: a interdisciplinaridade e a ampliação das fontes históricas como tudo aquilo que é produzido ou utilizado pelos seres humanos, novos contornos foram oportunizados para produção de conhecimento a partir da relação passado e presente. Por fim, salientamos que a atividade de ensino pode desenvolver nos alunos a capacidade de articulação das ideias numa proposta teórico-prática e a troca de experiências vividas entre eles, o objeto (antigo), ou até mesmo entre membros de sua família." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1350_TB4305_28102024231522.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Joilson Silva" "autor_email" => "joilsondesousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111897 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4305 "inscrito_id" => 1350 "titulo" => "FONTES HISTÓRICAS E O OFÍCIO DO HISTORIADOR NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho, busca apresentar os resultados da atividade de ensino, realizada na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação, 1º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA, campus Pimenta. Durante a aula “A História, os homens e o tempo”, foi realizado a discussão teórica da Obra “Apologia da História ou Ofício do Historiador” de Marc Bloch (2002). Neste artigo, ampliaremos este debate fazendo uso de autores como Borges (2013); Pinsky (2020) e Barros (2019; 2020). Como fundamento metodológico, utilizaremos a pesquisa bibliográfica a partir de nosso quadro teórico já apresentado, bem como sistematizar as ações coletivas realizadas em sala a partir da seguinte questão norteadora: “O que pode ser uma fonte histórica?”. Nesta atividade de ensino, cada estudante trouxe um objeto pessoal e a partir de cada objeto, oportunizamos conhecer a sua subjetividade, a troca de experiências e os contextos em que foram produzidos considerando as categorias tempo e espaço. Podemos perceber, que o legado deixado pela Escola dos Annales, a saber: a interdisciplinaridade e a ampliação das fontes históricas como tudo aquilo que é produzido ou utilizado pelos seres humanos, novos contornos foram oportunizados para produção de conhecimento a partir da relação passado e presente. Por fim, salientamos que a atividade de ensino pode desenvolver nos alunos a capacidade de articulação das ideias numa proposta teórico-prática e a troca de experiências vividas entre eles, o objeto (antigo), ou até mesmo entre membros de sua família." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1350_TB4305_28102024231522.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Joilson Silva" "autor_email" => "joilsondesousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }