A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DEBATES SOBRE GÊNERO/SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109379 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 4904 "titulo" => "A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DEBATES SOBRE GÊNERO/SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O presente resumo é um relato de experiência, fruto de uma pesquisa-intervenção, que surgiu na busca de ampliar o debate sobre gênero e sexualidade na escola. Dessa maneira, foi estabelecido um projeto de extensão em uma escola pública de Ensino Médio localizada na cidade de Fortaleza, tendo como proposta a criação de uma oficina com 20 estudantes da instituição, para discutir sobre temáticas relacionadas às questões de gênero e de sexualidade. Assim, neste trabalho objetiva-se construir um relato sobre as oficinas realizadas com esses estudantes secundaristas acerca dos fenômenos escolhidos, além disso pretende-se realizar análise dos encontros e também dos diários de campo que serão produzidos a partir dessas reuniões. Como citado, o método de trabalho que utilizaremos é a Pesquisa-intervenção, tendo em vista que ela entende o pesquisador como sujeito que intervém na realidade pesquisa, criando um ethos comum para se pensar a pesquisa, de modo que as ferramentas criadas para as análises serão as oficinas e os diários de campo, que serão utilizados para a construção de enunciações e que nos ajudarão na produção de sentidos sobre os discursos. À vista disso, como resultados esperados pretendemos descrever, bem como analisar, cenas das oficinas relacionadas a gênero e sexualidade, questionando e refletindo inclusive como a escola pode ser um espaço de acolhimento e/ou repressão para estudantes dissidentes em sexualidade, buscando pensar em estratégias de acolhimento no espaço escolar. Além disso, planejamos examinar como uma pesquisa participativa pode trazer a possibilidade da construção de um trabalho acadêmico que fale sobre experiências relacionadas a gênero e sexualidade de estudantes no cotidiano escolar, tendo em vista as demandas que serão abordadas e a importância da pesquisa para a compreensão da realidade observada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4904_TB726_27102024102541.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA FELICIA DE SOUZA REIS" "autor_nome_curto" => "Ana Júlia" "autor_email" => "ana.julia.felicia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109379 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 4904 "titulo" => "A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DEBATES SOBRE GÊNERO/SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O presente resumo é um relato de experiência, fruto de uma pesquisa-intervenção, que surgiu na busca de ampliar o debate sobre gênero e sexualidade na escola. Dessa maneira, foi estabelecido um projeto de extensão em uma escola pública de Ensino Médio localizada na cidade de Fortaleza, tendo como proposta a criação de uma oficina com 20 estudantes da instituição, para discutir sobre temáticas relacionadas às questões de gênero e de sexualidade. Assim, neste trabalho objetiva-se construir um relato sobre as oficinas realizadas com esses estudantes secundaristas acerca dos fenômenos escolhidos, além disso pretende-se realizar análise dos encontros e também dos diários de campo que serão produzidos a partir dessas reuniões. Como citado, o método de trabalho que utilizaremos é a Pesquisa-intervenção, tendo em vista que ela entende o pesquisador como sujeito que intervém na realidade pesquisa, criando um ethos comum para se pensar a pesquisa, de modo que as ferramentas criadas para as análises serão as oficinas e os diários de campo, que serão utilizados para a construção de enunciações e que nos ajudarão na produção de sentidos sobre os discursos. À vista disso, como resultados esperados pretendemos descrever, bem como analisar, cenas das oficinas relacionadas a gênero e sexualidade, questionando e refletindo inclusive como a escola pode ser um espaço de acolhimento e/ou repressão para estudantes dissidentes em sexualidade, buscando pensar em estratégias de acolhimento no espaço escolar. Além disso, planejamos examinar como uma pesquisa participativa pode trazer a possibilidade da construção de um trabalho acadêmico que fale sobre experiências relacionadas a gênero e sexualidade de estudantes no cotidiano escolar, tendo em vista as demandas que serão abordadas e a importância da pesquisa para a compreensão da realidade observada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4904_TB726_27102024102541.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA FELICIA DE SOUZA REIS" "autor_nome_curto" => "Ana Júlia" "autor_email" => "ana.julia.felicia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }