O atual cenário dos educandos tem sido de infrequência, ausência de atenção e habilidades de leitura e interpretação de gêneros textuais, muitas vezes, não adquiridas ainda. Para tentar melhorar esse quadro, a escola deve impulsionar ações pedagógicas, análogas à interdisciplinaridade e à interação educando/educador, dialogando com novas práticas de comunicação e priorizando um ensino-aprendizagem com maior eficácia na abordagem do modelo Integral, com centralidade no desenvolvimento do protagonismo juvenil, mídias sociais e na práxis da Ação-Reflexão-Ação. Para tanto, no presente trabalho, traçou-se um diagnóstico da utilização da literatura nas aulas de Língua Portuguesa, a forma de aprendê-la e aplicá-la através do ensino contextualizado e interdisciplinar, relacionando-a com a Matemática e objetivando impulsionar nos estudantes habilidades de leituras em gêneros textuais, literários, multissemióticos, multimidiáticos e de circulação, transformando-os em leitores críticos, criativos, autônomos e protagonistas de suas ações, por meio de atividades interdisciplinares e uso de gamificações e metaversos literários. O projeto foi desenvolvido pela autora, na Escola Estadual Cidadã Integral de Ensino Médio Francisco Pessoa de Brito, município de Araçagi-PB, no ano de 2023. Surgiu da observação em criar mecanismos que possibilitassem aos educandos uma melhor aprendizagem. Como produto final, destacaram-se as contribuições evidenciadas pelos estudantes e resultados satisfatórios na aprendizagem, em que estes conseguiram superar as dificuldades, desde a ampliação do vocabulário até o despertar do senso crítico. Salientou-se, também, maior amplitude no domínio de uso da variedade padrão, potencialização de competências técnicas e procedimentos necessários para manifestações orais e escritas, contribuindo para as Avaliações de Larga Escala – IDEB e ENEM, pontuados no Projeto Político Pedagógico da escola para aquele ano.