O ensino de Ciências deve enfatizar a compreensão de conceitos científicos e a habilidade de aplicá-los, promovendo uma perspectiva científica por meio da identificação e comunicação de questões investigáveis. Mesmo passando por diversas alterações no decorrer do tempo, o processo de ensino e aprendizagem ainda é pautado, principalmente, em métodos tecnicistas, nos quais o estudante não apresenta o protagonismo necessário para a compreensão dos conteúdos. Nesse cenário, conteúdos que exigem maior nível de abstração por parte dos alunos, como ocorre nos temas relacionados à Parasitologia, necessitam de estratégias de ensino mais eficazes. Apesar de ser extremamente importante para a formação dos alunos, os conteúdos de Parasitologia tendem a ser trabalhados de forma superficial. Essa situação se intensifica em escolas da Rede Pública de Ensino, que carecem de laboratório de ciências ou de recursos didático-pedagógicos. Desse modo, faz-se necessária a implementação de metodologias de ensino mais atrativas que visem facilitar a intermediação entre o conteúdo e os estudantes, para tornar o processo de construção de conhecimento mais prazeroso e eficaz. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de realizar uma revisitação na literatura sobre as potencialidades dos modelos didáticos como ferramenta auxiliar de ensino, aplicados à temática da Parasitologia no Ensino Fundamental e Médio. Nesse contexto, os modelos didáticos oferecem uma variedade de estratégias pedagógicas que proporcionam uma oportunidade para os estudantes vivenciarem, em sala de aula, os conteúdos relacionados ao cotidiano e que podem ser adaptadas para atender às diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e interesses. Ao utilizá-los, os professores podem criar ambientes de aprendizagem dinâmicos, engajadores e significativos. Portanto, evidencia-se que ferramentas auxiliares de ensino, a exemplo dos modelos didáticos, podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interativo e prazeroso, facilitar a construção significativa do conhecimento e contribuir para a educação em saúde.