RODA DE CONVERSA DIALÓGICA- UMA EXPERIÊNCIA DE ÊXITO DO IFTM – CAMPUS ITUIUTABA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110804 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2703 "inscrito_id" => 6927 "titulo" => "RODA DE CONVERSA DIALÓGICA- UMA EXPERIÊNCIA DE ÊXITO DO IFTM – CAMPUS ITUIUTABA" "resumo" => "A oficina roda de conversa dialógica surgiu da necessidade de intervir junto aos estudantes do IFTM – Campus Ituiutaba diante da quantidade de alunos que são atendidos pela coordenação de apoio ao estudante com crises de ansiedade e relatos de alunos que já fazem atendimento por profissionais fora da instituição. Trata-se de um método criado por Paulo Freire (1993) e foi utilizado para discutir reflexos da saúde mental na aprendizagem e nas diversas etapas da vida. Outros dados relevantes que contribuíram para sua utilização foram os estudos da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e a OMS-Região Europeia. Destaca-se que uma em cada cinco crianças apresenta evidência de problemas de saúde mental e este peso tende a aumentar durante a adolescência e vida adulta, sendo que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12, tenham uma doença mental grave. As causas do adoecimento mental variam de pessoas para pessoas podem ser provenientes de fatores genéticos, infecciosos e traumáticos, da entrada na escola, passagem da infância para a adolescência, menopausa processo de envelhecimento, acontecimentos e dificuldades variadas. Essas características, entre outras descritas em literatura científica, podem causar perturbações na saúde mental das pessoas em qualquer idade. Considera-se também que a ansiedade, crise de pânico, seguidas de depressão são tipos de doenças mentais mais frequentes, são causa importante de incapacidade ao longo da vida. Diante dos fatos, a roda de conversa surge enquanto metodologia que utiliza o diálogo como forma de troca de conhecimento e aprendizagem sendo bem aceita entre os alunos participantes das oficinas, pois falar em público de seus traumas cotidianos é muito difícil e a roda de conversa além de trazer informações relevantes facilita a troca de experiências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6927_TB2703_30092024133209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA REGINACAMPANER LOCATELLI" "autor_nome_curto" => "MARIA REGINA" "autor_email" => "mariaregina@iftm.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110804 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2703 "inscrito_id" => 6927 "titulo" => "RODA DE CONVERSA DIALÓGICA- UMA EXPERIÊNCIA DE ÊXITO DO IFTM – CAMPUS ITUIUTABA" "resumo" => "A oficina roda de conversa dialógica surgiu da necessidade de intervir junto aos estudantes do IFTM – Campus Ituiutaba diante da quantidade de alunos que são atendidos pela coordenação de apoio ao estudante com crises de ansiedade e relatos de alunos que já fazem atendimento por profissionais fora da instituição. Trata-se de um método criado por Paulo Freire (1993) e foi utilizado para discutir reflexos da saúde mental na aprendizagem e nas diversas etapas da vida. Outros dados relevantes que contribuíram para sua utilização foram os estudos da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e a OMS-Região Europeia. Destaca-se que uma em cada cinco crianças apresenta evidência de problemas de saúde mental e este peso tende a aumentar durante a adolescência e vida adulta, sendo que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12, tenham uma doença mental grave. As causas do adoecimento mental variam de pessoas para pessoas podem ser provenientes de fatores genéticos, infecciosos e traumáticos, da entrada na escola, passagem da infância para a adolescência, menopausa processo de envelhecimento, acontecimentos e dificuldades variadas. Essas características, entre outras descritas em literatura científica, podem causar perturbações na saúde mental das pessoas em qualquer idade. Considera-se também que a ansiedade, crise de pânico, seguidas de depressão são tipos de doenças mentais mais frequentes, são causa importante de incapacidade ao longo da vida. Diante dos fatos, a roda de conversa surge enquanto metodologia que utiliza o diálogo como forma de troca de conhecimento e aprendizagem sendo bem aceita entre os alunos participantes das oficinas, pois falar em público de seus traumas cotidianos é muito difícil e a roda de conversa além de trazer informações relevantes facilita a troca de experiências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6927_TB2703_30092024133209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA REGINACAMPANER LOCATELLI" "autor_nome_curto" => "MARIA REGINA" "autor_email" => "mariaregina@iftm.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }