FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁXIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112872 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5680 "inscrito_id" => 15616 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁXIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo refletir sobre as evidencias de contribuições da formação docente para o desenvolvimento de uma práxis crítica e (trans)formadora, no contexto da educação escolar indígena e quilombola. A pesquisa parte da premissa que o professor é um agente fundamental no processo educativo e sua contínua formação, em temas emergentes e contemporâneos, é fundamental para que se desenvolva uma educação decolonial. Nessa perspectiva nos fundamentamos teoricamente nas contribuições de Sato e Castioni para discutir sobre a formação docente. Metodologicamente, se configura como um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam práticas docentes adotadas que buscam garantir uma educação indígena e quilombola digna, justa e considerando as diferenças e singularidades de cada aldeia e de cada quilombo. Conclui-se que a formação continuada do docente é fundamental para a atuação na educação indígena e quilombola. Ademais, ressalta-se a importância de uma educação dialógica e decolonial para evidenciar narrativas não hegemônicas e desvinculadas das realidades indígenas e quilombolas. A formação docente é um dos aspectos que têm oportunizado discussões a níveis nacionais e internacionais devido à complexidade dessa temática. Há, portanto, avanços significativos ocorrendo para que as escolas sejam locais abertos às questões atuais e que os professores estejam capacitados para abordar tais temáticas com os estudantes. Nesse tocante, é imprescindível que o docente esteja atento à sua formação continuada e ininterrupta devido à complexidade envolvendo a sociedade e à educação. Cabe, portanto, que o Estado também realize investimentos para oportunizar programas de capacitação e formação aos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15616_TB5680_28102024201718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERISLENE ALMEIDA DA MATA" "autor_nome_curto" => "ERISLENE DA MAT" "autor_email" => "erislenedamata@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112872 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5680 "inscrito_id" => 15616 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁXIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo refletir sobre as evidencias de contribuições da formação docente para o desenvolvimento de uma práxis crítica e (trans)formadora, no contexto da educação escolar indígena e quilombola. A pesquisa parte da premissa que o professor é um agente fundamental no processo educativo e sua contínua formação, em temas emergentes e contemporâneos, é fundamental para que se desenvolva uma educação decolonial. Nessa perspectiva nos fundamentamos teoricamente nas contribuições de Sato e Castioni para discutir sobre a formação docente. Metodologicamente, se configura como um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam práticas docentes adotadas que buscam garantir uma educação indígena e quilombola digna, justa e considerando as diferenças e singularidades de cada aldeia e de cada quilombo. Conclui-se que a formação continuada do docente é fundamental para a atuação na educação indígena e quilombola. Ademais, ressalta-se a importância de uma educação dialógica e decolonial para evidenciar narrativas não hegemônicas e desvinculadas das realidades indígenas e quilombolas. A formação docente é um dos aspectos que têm oportunizado discussões a níveis nacionais e internacionais devido à complexidade dessa temática. Há, portanto, avanços significativos ocorrendo para que as escolas sejam locais abertos às questões atuais e que os professores estejam capacitados para abordar tais temáticas com os estudantes. Nesse tocante, é imprescindível que o docente esteja atento à sua formação continuada e ininterrupta devido à complexidade envolvendo a sociedade e à educação. Cabe, portanto, que o Estado também realize investimentos para oportunizar programas de capacitação e formação aos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15616_TB5680_28102024201718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERISLENE ALMEIDA DA MATA" "autor_nome_curto" => "ERISLENE DA MAT" "autor_email" => "erislenedamata@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }