De acordo com a BNCC, o componente curricular de Ciências no 6° ano do Ensino Fundamental, em uma de suas unidades temáticas, têm como objeto de conhecimento a célula como unidade da vida. O objetivo do trabalho foi propor um método para o ensino de Ciências, fazendo o aluno protagonizar o processo de ensino e ter uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Imperatriz-MA, em duas turmas de 6º ano. Em uma das turmas foi ministrada uma aula expositiva sobre as células e suas estruturas e na outra turma, foi utilizada a massa de modelar para a criação das células evidenciando cada uma de suas partes. A massa de modelar foi escolhida por ser um produto de fácil aquisição e baixo custo, que por ser maleável permite que os estudantes possam produzir as distintas estruturas presentes nas células, como núcleo, membrana plasmática, organelas celulares etc. Os modelos foram criados a partir de imagens representativas dos diferentes tipos de células presentes nos livros didáticos, facilitando a identificação da organização básica de uma célula e reconhecendo-as como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Após o desenvolvimento das atividades nas turmas, os alunos responderam questionário para avaliar a aprendizagem a partir das diferentes abordagens utilizadas como método de ensino. Como resultado, observou-se que o uso da massa de modelar no ensino de ciências proporcionou uma maior retenção de informações e uma melhor compreensão dos conceitos estudados se comparado ao método tradicional de ensino. Em suma, o uso da massa de modelar no ensino de Biologia Celular não apenas tornou o aprendizado mais divertido e envolvente, mas também promoveu um entendimento mais profundo e duradouro dos conceitos científicos, dispensando o uso da memorização como técnica de aprendizado.