Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOLDANDO O APRENDIZADO: O USO DA MASSA DE MODELAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO 6° ANO EM IMPERATRIZ-MA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110532
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2354
    "inscrito_id" => 6649
    "titulo" => "MOLDANDO O APRENDIZADO: O USO DA MASSA DE MODELAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO 6° ANO EM IMPERATRIZ-MA"
    "resumo" => "De acordo com a BNCC, o componente curricular de Ciências no 6° ano do Ensino Fundamental, em uma de suas unidades temáticas, têm como objeto de conhecimento a célula como unidade da vida. O objetivo do trabalho foi propor um método para o ensino de Ciências, fazendo o aluno protagonizar o processo de ensino e ter uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Imperatriz-MA, em duas turmas de 6º ano. Em uma das turmas foi ministrada uma aula expositiva sobre as células e suas estruturas e na outra turma, foi utilizada a massa de modelar para a criação das células evidenciando cada uma de suas partes. A massa de modelar foi escolhida por ser um produto de fácil aquisição e baixo custo, que por ser maleável permite que os estudantes possam produzir as distintas estruturas presentes nas células, como núcleo, membrana plasmática, organelas celulares etc. Os modelos foram criados a partir de imagens representativas dos diferentes tipos de células presentes nos livros didáticos, facilitando a identificação da organização básica de uma célula e reconhecendo-as como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Após o desenvolvimento das atividades nas turmas, os alunos responderam questionário para avaliar a aprendizagem a partir das diferentes abordagens utilizadas como método de ensino. Como resultado, observou-se que o uso da massa de modelar no ensino de ciências proporcionou uma maior retenção de informações e uma melhor compreensão dos conceitos estudados se comparado ao método tradicional de ensino. Em suma, o uso da massa de modelar no ensino de Biologia Celular não apenas tornou o aprendizado mais divertido e envolvente, mas também promoveu um entendimento mais profundo e duradouro dos conceitos científicos, dispensando o uso da memorização como técnica de aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID6649_TB2354_22042024191834.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA MORAIS FELIX"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA"
    "autor_email" => "mariafernandafelix2014@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110532
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2354
    "inscrito_id" => 6649
    "titulo" => "MOLDANDO O APRENDIZADO: O USO DA MASSA DE MODELAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO 6° ANO EM IMPERATRIZ-MA"
    "resumo" => "De acordo com a BNCC, o componente curricular de Ciências no 6° ano do Ensino Fundamental, em uma de suas unidades temáticas, têm como objeto de conhecimento a célula como unidade da vida. O objetivo do trabalho foi propor um método para o ensino de Ciências, fazendo o aluno protagonizar o processo de ensino e ter uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Imperatriz-MA, em duas turmas de 6º ano. Em uma das turmas foi ministrada uma aula expositiva sobre as células e suas estruturas e na outra turma, foi utilizada a massa de modelar para a criação das células evidenciando cada uma de suas partes. A massa de modelar foi escolhida por ser um produto de fácil aquisição e baixo custo, que por ser maleável permite que os estudantes possam produzir as distintas estruturas presentes nas células, como núcleo, membrana plasmática, organelas celulares etc. Os modelos foram criados a partir de imagens representativas dos diferentes tipos de células presentes nos livros didáticos, facilitando a identificação da organização básica de uma célula e reconhecendo-as como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Após o desenvolvimento das atividades nas turmas, os alunos responderam questionário para avaliar a aprendizagem a partir das diferentes abordagens utilizadas como método de ensino. Como resultado, observou-se que o uso da massa de modelar no ensino de ciências proporcionou uma maior retenção de informações e uma melhor compreensão dos conceitos estudados se comparado ao método tradicional de ensino. Em suma, o uso da massa de modelar no ensino de Biologia Celular não apenas tornou o aprendizado mais divertido e envolvente, mas também promoveu um entendimento mais profundo e duradouro dos conceitos científicos, dispensando o uso da memorização como técnica de aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID6649_TB2354_22042024191834.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA MORAIS FELIX"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA"
    "autor_email" => "mariafernandafelix2014@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

De acordo com a BNCC, o componente curricular de Ciências no 6° ano do Ensino Fundamental, em uma de suas unidades temáticas, têm como objeto de conhecimento a célula como unidade da vida. O objetivo do trabalho foi propor um método para o ensino de Ciências, fazendo o aluno protagonizar o processo de ensino e ter uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Imperatriz-MA, em duas turmas de 6º ano. Em uma das turmas foi ministrada uma aula expositiva sobre as células e suas estruturas e na outra turma, foi utilizada a massa de modelar para a criação das células evidenciando cada uma de suas partes. A massa de modelar foi escolhida por ser um produto de fácil aquisição e baixo custo, que por ser maleável permite que os estudantes possam produzir as distintas estruturas presentes nas células, como núcleo, membrana plasmática, organelas celulares etc. Os modelos foram criados a partir de imagens representativas dos diferentes tipos de células presentes nos livros didáticos, facilitando a identificação da organização básica de uma célula e reconhecendo-as como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Após o desenvolvimento das atividades nas turmas, os alunos responderam questionário para avaliar a aprendizagem a partir das diferentes abordagens utilizadas como método de ensino. Como resultado, observou-se que o uso da massa de modelar no ensino de ciências proporcionou uma maior retenção de informações e uma melhor compreensão dos conceitos estudados se comparado ao método tradicional de ensino. Em suma, o uso da massa de modelar no ensino de Biologia Celular não apenas tornou o aprendizado mais divertido e envolvente, mas também promoveu um entendimento mais profundo e duradouro dos conceitos científicos, dispensando o uso da memorização como técnica de aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.