A formação de professores precisa estar articulada à compreensão sobre a importância e finalidades da Educação e da Pedagogia, a partir dos objetivos da Didática enquanto disciplina teórico-prática, pois ainda existem lacunas na formação do professor para sua atuação em sala de aula, além da necessidade de discussão sobre que professores, pedagogos e pedagogas, estão sendo formados pelas instituições de ensino superior do país. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a inter-relação entre os conhecimentos teóricos e as práticas do trabalho pedagógico, necessárias para a formação e atuação dos professores em ambientes escolares, a partir da disciplina Didática como componente curricular no curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta pesquisa foi realizada nas premissas de estudo exploratório qualitativo, com revisão da literatura e da pesquisa de campo realizada com graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal-PA, principalmente, com discentes que já fizeram estágios em unidades escolares. Para tanto, os instrumentos de coletas de dados foram: entrevistas, aplicação de questionário semiestruturado e pesquisa online, através do Google Forms – onde os acadêmicos foram questionados sobre como a disciplina Didática contribui para a atuação consciente, crítica e criativa em sala de aula. Esses procedimentos metodológicos foram orientados conforme os estudos de Marconi e Lakatos (2017), e dialogados com autores trabalhados no curso de Didática, como: Freire (2003; 1987), Gasparin (1994), Libâneo (1994), Marin, Penna e Rodrigues (2012), entres outros. A análise dos dados revelou que a disciplina Didática é uma auxiliadora do profissional de educação e a responsável por analisar os melhores métodos e técnicas para a resolução de problemas no âmbito educacional, e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, capacitando o docente para atender às necessidades de cada aluno, promovendo, assim, o melhor entendimento dos conteúdos e proporcionando uma aprendizagem significativa, autônoma e crítica aos educandos.