A violência escolar é uma problemática constante nas escolas brasileiras, a prática do bullying é um fenômeno que ocorre de maneira repetitiva e por tempo prolongado, ocasionando sofrimento psíquico, comprometendo a aprendizagem e o desempenho escolar, perturba as relações interpessoais e o desenvolvimento sócio emocional das crianças e jovens, diminuindo a sensação de segurança e proteção de todos. Com isso, é trabalho do psicólogo escolar intervir na prevenção e no combate ao bullying, implementando medidas específicas para cada contexto, podendo trabalhar com desenvolvimento de habilidades socioemocionais, visto que, por exemplo, habilidades de empatia, cooperação e resolução de conflitos ajuda na aquisição de comportamento adaptativos. Este estudo pretende identificar a relevância da atuação do psicólogo escolar no desenvolvimento de habilidades emocionais como fator de proteção ao bullying. Tratou-se de uma revisão bibliográfica, realizada nas bases de dados SciELO e Pepsic, estudos com intervenções em adolescentes receberam prioridade. As pesquisas identificaram que as intervenções voltadas para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, reduz os incidentes de bullying e promovem uma resposta mais eficaz diante dessas situações, além de ser uma importante ferramenta para melhor adaptação do adolescente ao seu contexto, desenvolvendo a longo prazo formas de comunicação eficaz, meios de regulação emocional e habilidades para resolução de conflito. Portanto, constata-se que a intervenção do psicólogo escolar é essencial para a prevenção e combate ao bullying, promovendo o bem-estar e a adaptação saudável dos adolescentes ao ambiente escolar.