Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma estratégia de jogo didático que auxilie no estímulo motor de crianças com Deficiência Intelectual. Autores como Martins (2018) e Rufini (2013) apontam a deficiência intelectual como um tipo singular de deficiência. Ela corresponde a um desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, comprometendo os níveis das funções cognitivas, ou seja, a capacidade de aprender e compreender, gerando um prejuízo cognitivo. Com isso, para o desenvolvimento do jogo didático, analisamos estratégias de estimulação motora, que podem ser desenvolvidas para melhor desenvolver o percurso de apropriação do Sistema de escrita alfabética (SEA). Nas cartas são representados os segmentos sonoros das palavras, assim para escrever, se faz necessário centrar a atenção nos segmentos sonoros, e no que o objeto representa. O jogo, cujo nome é “ a letra que falta”, consiste em levar as crianças a observarem que a palavra é composta de sons equivalentes e sílabas e que estes sons apresentam correspondências entre unidades sonoras (fonemas) e unidades gráficas (letras). Como as cartelas apresentam não só as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, é possível que as crianças comecem a observar que palavras que têm o mesmo “pedaço” também apresentam as mesmas letras. Dessa forma, enquanto refletem sobre os segmentos sonoros (fonêmico) iniciais das palavras, também são estimulados a refletir sobre a sua forma escrita. Como resultado da pesquisa, no grupo focal em que foi aplicado o jogo vimos que para além do estímulo motor, foram desenvolvidas no decorrer da atividade a sociabilidade das crianças, bem como, a oralidade, e desenvolvimento de raciocínio lógico ao criar estratégias para montar a letra inicial da palavra com o seu som. No mais, foi possível observar como as crianças conseguiram relacionar que as palavras são compostas de sons equivalentes a sílabas e que estes sons apresentaram correspondências entre unidades sonoras.

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