OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114739 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8387 "inscrito_id" => 20584 "titulo" => "OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a relevância da formação continuada de profissionais da educação: equipe pedagógica, professores regentes e outros profissionais do AEE que acompanham o desenvolvimento pedagógico e social no âmbito escolar, das crianças e jovens com Síndrome de Down (SD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que revela alguns aparatos legais, leis e decretos que incorrem na discussão das políticas públicas para a educação especial e na fomentação da formação dos profissionais da educação, para que estejam aptos ao atendimento do público da educação especial, em especial aqueles com deficiência intelectual – Síndrome de Down. Deste modo, Nóvoa (2019) contribui para o texto sinalizando sobre o papel da escola na sociedade, que acompanha as movimentações sociais. Ravagnani (2009) e Melo (2017) ponderam com as características da pessoa com Síndrome de Down e a importância da socialização. Por fim, ressalta-se a importância de profissionais bem preparados para que possam efetivamente contribuir no desenvolvimento pedagógico das crianças e jovens com tal deficiência, salas de aula melhor adaptadas, atividades que acompanhem o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) pelo AEE e pelos profissionais de apoio. Todavia, ressaltamos que mais formações devem ser dirigidas para esses profissionais, proporcionando êxodo no seu trabalho educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20584_TB8387_06082024204716.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAOLA SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "Paola Martins" "autor_email" => "paolamartinssantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114739 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8387 "inscrito_id" => 20584 "titulo" => "OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a relevância da formação continuada de profissionais da educação: equipe pedagógica, professores regentes e outros profissionais do AEE que acompanham o desenvolvimento pedagógico e social no âmbito escolar, das crianças e jovens com Síndrome de Down (SD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que revela alguns aparatos legais, leis e decretos que incorrem na discussão das políticas públicas para a educação especial e na fomentação da formação dos profissionais da educação, para que estejam aptos ao atendimento do público da educação especial, em especial aqueles com deficiência intelectual – Síndrome de Down. Deste modo, Nóvoa (2019) contribui para o texto sinalizando sobre o papel da escola na sociedade, que acompanha as movimentações sociais. Ravagnani (2009) e Melo (2017) ponderam com as características da pessoa com Síndrome de Down e a importância da socialização. Por fim, ressalta-se a importância de profissionais bem preparados para que possam efetivamente contribuir no desenvolvimento pedagógico das crianças e jovens com tal deficiência, salas de aula melhor adaptadas, atividades que acompanhem o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) pelo AEE e pelos profissionais de apoio. Todavia, ressaltamos que mais formações devem ser dirigidas para esses profissionais, proporcionando êxodo no seu trabalho educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20584_TB8387_06082024204716.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAOLA SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "Paola Martins" "autor_email" => "paolamartinssantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }