A pesquisa vem abordar a crescente importância da Educação Ambiental em face das mudanças climáticas e da degradação ambiental. Destacando a influência das atividades humanas e das oscilações naturais do sistema climático nas séries temporais climáticas. A Revolução Industrial é identificada como um marco nas transformações que afetaram o ambiente, impulsionadas pela superpopulação e seus efeitos no consumo, produção e exploração de recursos naturais. Ao longo do tempo, as autoridades reconheceram a urgência de soluções para a degradação ambiental, evidenciada pela Conferência de Estocolmo, que estimulou novas atitudes e sensibilizou os países para suas responsabilidades ambientais. Legalmente, a Educação Ambiental é estabelecida como componente essencial da educação nacional, com ênfase na integração curricular e na sensibilização desde cedo dos indivíduos para a preservação ambiental. A escola é identificada como o ambiente primordial para implementar medidas de conscientização ambiental, visando envolver crianças e adolescentes na preservação ambiental desde cedo. O objetivo principal da pesquisa é compreender como a Educação Ambiental pode influenciar positivamente a sociedade, promovendo a consciência ambiental e investigando a relação entre comportamento humano e impactos ambientais. O estudo adota uma abordagem metodológica baseada em revisão bibliográfica, analisando uma amplamente série de trabalhos publicados para fornecer base para a pesquisa, identificando e examinando artigos, estudos e literatura relevantes sobre o tema em questão.