A FORMAÇÃO DOCENTE PELOS OLHARES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111015 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3009 "inscrito_id" => 6794 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PELOS OLHARES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA" "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade abordar os resultados do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), mais especificamente, no município de Corrente do estado do Piauí, a partir de uma análise que apresenta a importância do mesmo e do impacto positivo que está política tem gerado não apenas para a alfabetização dos estudantes, mais também para a formação e capacitação contínua de professores alfabetizadores. Este programa foi criado com o objetivo de otimizar as desigualdades quanto ao acesso e permanência do aluno no processo de alfabetização, cumprindo assim as metas nacionais de educação. Nesse sentido, o PPAIC encabeçou o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático. Para tanto, surgiu a seguinte indagação: quais os impactos na formação docente de professores alfabetizadores proporcionados pelos resultados obtidos pelo PPAIC no ano de 2023? Delimitou-se assim como objetivo geral, realizar uma análise acerca dos impactos gerados pelos resultados educacionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, no ano de 2023, e sua relação direta com a formação docente. Especificamente objetivou: demonstrar a importância do regime de colaboração entre Estado do Piauí e os seus 224 municípios para a garantia do Processo de Alfabetização das Crianças na Idade Certa; e elaborar uma síntese dos resultados educacionais, obtidos nas avaliações externas (SAEPI, Avaliação de Fluência em Leitura) e Avaliação de Leitura do PPAIC, no sentido de avaliar os impactos do programa no cotidiano escolar; descrever os impactos gerados na formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização e gestores escolares. A metodologia para elaboração deste estudo consiste numa pesquisa documental, bibliográfica, fundamentada nos materiais produzidos pelo programa, e em entrevistas a docentes alfabetizadores mediados pelo programa em questão. Diante do analisado, percebeu-se que os docentes vêm alcançando novas estratégias de ensino e práticas alfabetizadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6794_TB3009_27102024215417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL DA SILVA MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL" "autor_email" => "anainharaquel2020@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111015 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3009 "inscrito_id" => 6794 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PELOS OLHARES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA" "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade abordar os resultados do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), mais especificamente, no município de Corrente do estado do Piauí, a partir de uma análise que apresenta a importância do mesmo e do impacto positivo que está política tem gerado não apenas para a alfabetização dos estudantes, mais também para a formação e capacitação contínua de professores alfabetizadores. Este programa foi criado com o objetivo de otimizar as desigualdades quanto ao acesso e permanência do aluno no processo de alfabetização, cumprindo assim as metas nacionais de educação. Nesse sentido, o PPAIC encabeçou o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático. Para tanto, surgiu a seguinte indagação: quais os impactos na formação docente de professores alfabetizadores proporcionados pelos resultados obtidos pelo PPAIC no ano de 2023? Delimitou-se assim como objetivo geral, realizar uma análise acerca dos impactos gerados pelos resultados educacionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, no ano de 2023, e sua relação direta com a formação docente. Especificamente objetivou: demonstrar a importância do regime de colaboração entre Estado do Piauí e os seus 224 municípios para a garantia do Processo de Alfabetização das Crianças na Idade Certa; e elaborar uma síntese dos resultados educacionais, obtidos nas avaliações externas (SAEPI, Avaliação de Fluência em Leitura) e Avaliação de Leitura do PPAIC, no sentido de avaliar os impactos do programa no cotidiano escolar; descrever os impactos gerados na formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização e gestores escolares. A metodologia para elaboração deste estudo consiste numa pesquisa documental, bibliográfica, fundamentada nos materiais produzidos pelo programa, e em entrevistas a docentes alfabetizadores mediados pelo programa em questão. Diante do analisado, percebeu-se que os docentes vêm alcançando novas estratégias de ensino e práticas alfabetizadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6794_TB3009_27102024215417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL DA SILVA MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL" "autor_email" => "anainharaquel2020@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }