SENTIR E REPRESENTAR O MUNDO, APRENDER AS PALAVRAS: AS MANIFESTAÇÕES CORPORAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À LUZ DE HENRI WALLON
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Acredita-se que as manifestações corporais não estão sob o controle das crianças e que as professoras alfabetizadoras, ao planejar suas práticas, devem considerá-las. A pesquisa teve como principal referência teórica a psicogenética walloniana. A trajetória metodológica se deu por meio de abordagem qualitativa em uma escola particular de Educação Básica no município de São Paulo. Teve como sujeitos duas professoras que atuam no 1° e no 2° ano do Ensino Fundamental. Foi enviado um questionário e realizadas 25 horas de observação de aulas com foco no processo de alfabetização para o levantamento de informações. O procedimento de análise ocorreu com base nos pressupostos da análise de prosa. Como resultado, este estudo revelou que há compreensão sobre o corpo como uma das linguagens da criança e a importância de considerá-la em sua completude ao longo do processo de alfabetização, além da necessidade genuína da criança de brincar e explorar a si mesma e ao ambiente. 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