Este trabalho visa apresentar um relato de experiência desenvolvido em uma escola pública do município de João Pessoa, o intuito de contribuir com avanços da leitura e escrita dos alunos dos 5º ano do ensino fundamental por meio de textos literários centrado na temática indígena. O nosso principal objetivo é na perspectiva do letramento literário, desenvolver um trabalho de educação literária a partir da prática literária com a obra “Foi vovó que me disse” de Daniel Munduruku. Pensando assim, amparamos nossa experiência na da Lei 11.645/2008 em que torna a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica de todo país. Mais do que atender a legislação, visamos um trabalho efetivo em sala de aula com a literatura indígena, levando em consideração toda a contribuição que as obras literárias oferecem aos sujeitos e à sua humanização. Além disso, visamos enriquecer o universo cultural dos alunos e valorizar a cultura indígena, numa tentativa de significar e ressignificar paradigmas, compreende-se dessa forma que essa literatura contribui para um caminho de ensino significativo, dando visibilidade a esses povos que foram tão renegados. O nosso trabalho está fundamentado nas contribuições de Rildo Cosson (2014), que propõe Sequência Expandida como ferramenta para o Letramento Literário, bem como Teresa Colomer (2007), Regina Zilberman (2003), Cascudo (2006), Bajard (2014), Lajolo (2010). Como também a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), que defende o ensino da literatura por meio do Campo artístico-literário desde os primeiros anos do ensino fundamental.Os resultados apontam como a literatura possibilita uma gama de práticas e reflexões em sala de aula. Diante da intervenção pedagógica pode-se concluir que as atividades desenvolvidas a partir do texto literário encantaram os alunos. Logo a experiência o estudo mostrou-se relevante porque contribuiu para despertar o interesse pela literatura de temática.