A sociedade do século XXI é caracterizada por um cenário de evolução incessante do conhecimento, onde as universidades exercem papel cada vez mais relevante na formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios complexos da ciência e das demandas contemporâneas. Nessa perspectiva, reconhecer a importância do professor e do trabalho docente para esse fim é essencial, pois a docência para uma formação cidadã e de qualidade que requer do professor múltiplas competências, as quais provocam a necessidade de melhorias, ampliação e investimentos de políticas públicas, tais como programas de formação de professores e para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas educativas. No Brasil, ainda são muitos os desafios a serem superados nas políticas educacionais para a formação de professores. Alguns autores concordam que os desafios da profissão docente englobam aspectos de ordem mais extrínseca ao trabalho em sala de aula como a desvalorização da categoria, inadequadas condições de trabalho, salários descontextualizados, a violência nas escolas, controle burocrático do estado, entre outros. Para isso, escolheu-se a disciplina de Microbiologia, considerando que os conteúdos, (Biologia dos Microrganismos, Virologia, Bacteriologia, Micologia, Microbiologia Aplicada, Microbiologia Médica, Microbiologia Ambiental e Microbiologia Industrial), possuem relevância multi, trans e interdisciplinar quanto aos conteúdos e a outras temáticas no currículo dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem. Atualmente, nos cursos citados neste projeto, conforme observação da autora, as aulas de microbiologia são majoritariamente ministradas em uma abordagem tradicional. Diante disso, este estudo objetiva propor estratégias metodológicas interdisciplinares para a prática educativa da docência de Microbiologia na Universidade Estadual do Maranhão, Campus Bacabal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e documental, com abordagem qualitativa, fundamentada nos projetos curriculares dos cursos de Enfermagem Bacharelado e Ciências Biológicas. Pretende-se por meio deste estudo elaborar estratégias metodológicas interdisciplinares para a prática educativa da docência de Microbiologia na Universidade Estadual do Maranhão.