PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA PRÁTICA EDUCATIVA DE MICROBIOLOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACABAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113752 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6966 "inscrito_id" => 5595 "titulo" => "PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA PRÁTICA EDUCATIVA DE MICROBIOLOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACABAL" "resumo" => "A sociedade do século XXI é caracterizada por um cenário de evolução incessante do conhecimento, onde as universidades exercem papel cada vez mais relevante na formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios complexos da ciência e das demandas contemporâneas. Nessa perspectiva, reconhecer a importância do professor e do trabalho docente para esse fim é essencial, pois a docência para uma formação cidadã e de qualidade que requer do professor múltiplas competências, as quais provocam a necessidade de melhorias, ampliação e investimentos de políticas públicas, tais como programas de formação de professores e para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas educativas. No Brasil, ainda são muitos os desafios a serem superados nas políticas educacionais para a formação de professores. Alguns autores concordam que os desafios da profissão docente englobam aspectos de ordem mais extrínseca ao trabalho em sala de aula como a desvalorização da categoria, inadequadas condições de trabalho, salários descontextualizados, a violência nas escolas, controle burocrático do estado, entre outros. Para isso, escolheu-se a disciplina de Microbiologia, considerando que os conteúdos, (Biologia dos Microrganismos, Virologia, Bacteriologia, Micologia, Microbiologia Aplicada, Microbiologia Médica, Microbiologia Ambiental e Microbiologia Industrial), possuem relevância multi, trans e interdisciplinar quanto aos conteúdos e a outras temáticas no currículo dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem. Atualmente, nos cursos citados neste projeto, conforme observação da autora, as aulas de microbiologia são majoritariamente ministradas em uma abordagem tradicional. Diante disso, este estudo objetiva propor estratégias metodológicas interdisciplinares para a prática educativa da docência de Microbiologia na Universidade Estadual do Maranhão, Campus Bacabal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e documental, com abordagem qualitativa, fundamentada nos projetos curriculares dos cursos de Enfermagem Bacharelado e Ciências Biológicas. Pretende-se por meio deste estudo elaborar estratégias metodológicas interdisciplinares para a prática educativa da docência de Microbiologia na Universidade Estadual do Maranhão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5595_TB6966_22102024074507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILMA SOARES BAUER" "autor_nome_curto" => "ROZILMA" "autor_email" => "bauerrozilma@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113752 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6966 "inscrito_id" => 5595 "titulo" => "PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA PRÁTICA EDUCATIVA DE MICROBIOLOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACABAL" "resumo" => "A sociedade do século XXI é caracterizada por um cenário de evolução incessante do conhecimento, onde as universidades exercem papel cada vez mais relevante na formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios complexos da ciência e das demandas contemporâneas. Nessa perspectiva, reconhecer a importância do professor e do trabalho docente para esse fim é essencial, pois a docência para uma formação cidadã e de qualidade que requer do professor múltiplas competências, as quais provocam a necessidade de melhorias, ampliação e investimentos de políticas públicas, tais como programas de formação de professores e para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas educativas. No Brasil, ainda são muitos os desafios a serem superados nas políticas educacionais para a formação de professores. Alguns autores concordam que os desafios da profissão docente englobam aspectos de ordem mais extrínseca ao trabalho em sala de aula como a desvalorização da categoria, inadequadas condições de trabalho, salários descontextualizados, a violência nas escolas, controle burocrático do estado, entre outros. Para isso, escolheu-se a disciplina de Microbiologia, considerando que os conteúdos, (Biologia dos Microrganismos, Virologia, Bacteriologia, Micologia, Microbiologia Aplicada, Microbiologia Médica, Microbiologia Ambiental e Microbiologia Industrial), possuem relevância multi, trans e interdisciplinar quanto aos conteúdos e a outras temáticas no currículo dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem. Atualmente, nos cursos citados neste projeto, conforme observação da autora, as aulas de microbiologia são majoritariamente ministradas em uma abordagem tradicional. Diante disso, este estudo objetiva propor estratégias metodológicas interdisciplinares para a prática educativa da docência de Microbiologia na Universidade Estadual do Maranhão, Campus Bacabal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e documental, com abordagem qualitativa, fundamentada nos projetos curriculares dos cursos de Enfermagem Bacharelado e Ciências Biológicas. Pretende-se por meio deste estudo elaborar estratégias metodológicas interdisciplinares para a prática educativa da docência de Microbiologia na Universidade Estadual do Maranhão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5595_TB6966_22102024074507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILMA SOARES BAUER" "autor_nome_curto" => "ROZILMA" "autor_email" => "bauerrozilma@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }