A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA – UM ESTUDO SOBRE O “CENTRO DE MÍDIAS SP” COMO PRINCIPAL METODOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO
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A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação de aulas dos anos finais do ensino fundamental e diálogo com professores de Geografia em diferentes escolas estaduais durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Humanas V, no curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em 2024. Como base teórica, destacamos os seguintes autores: Francisco Rodriguez Lestegás (2012), Nidia Nacib Pontuschka (2007), Iyda Paganelli Tomoko (2007), Núria Hanglei Cacete (2007) e Sônia Castellar (2011), que apresentam estudos na área de ensino de Geografia; assim como Miguel Arroyo (2013), que apresenta reflexões importantes sobre a construção do currículo. Todos os autores foram importantes para apurarmos o olhar sobre a produção dos materiais didáticos de Geografia disponíveis no “Centro de Mídias SP”. Investigamos a relação de professores com essa nova metodologia e os impactos na aprendizagem dos estudantes. 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