CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O FILME “VIDA DE INSETO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112436 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5064 "inscrito_id" => 6953 "titulo" => "CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O FILME “VIDA DE INSETO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Os filmes são produções audiovisuais, que buscam trazer àqueles que o assistem o entretenimento e a contação de histórias, sejam reais ou imaginárias e de diferentes temáticas. No contexto acadêmico, muitas destas obras com algum teor científico têm sido utilizadas como uma estratégia de ensino alternativa, visto que são feitas para atrair a atenção do telespectador e, dessa forma, podem promover uma aprendizagem mais dinâmica no ambiente escolar. Sendo assim, o filme “Vida de Inseto” apresenta um enredo que se passa em um formigueiro e tem como protagonista a formiga Flik. O personagem acaba causando um acidente ao destruir os alimentos que seriam usados como pagamento a um gafanhoto chamado Hopper e, por esse motivo, parte em uma jornada para tentar recrutar outros insetos combatentes que defendam o seu lar. Ao longo da trama, percebem-se trechos que permitem discutir diferentes aspectos biológicos, como morfologia, modo de vida e ecologia de diversas ordens da Classe Insecta. Nesse sentido, o presente trabalho visa propor uma sequência didática para o ensino de ciências no Ensino Fundamental anos iniciais, utilizando o filme supracitado como ponto de partida para discussões em sala de aula. O referencial teórico-metodológico adotado baseia-se em estudos sobre o ensino de ciências, ludicidade, entomologia e diretrizes curriculares previstas para os anos iniciais, seguidas da análise do filme e sua relação com o conhecimento científico para o encaminhar das etapas da proposta. Espera-se que a sequência didática possa contribuir significativamente no processo de assimilação e fixação dos discentes, tendo em vista que a proposta adere a um ensino recreativo, o qual possibilita aos alunos uma participação ativa e uma possível visão abrangente do assunto, levando em consideração que este método de ensinar objetiva sair do tradicional e buscar resultados positivos através de um recurso alternativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6953_TB5064_27102024192453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOENIR" "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112436 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5064 "inscrito_id" => 6953 "titulo" => "CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O FILME “VIDA DE INSETO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Os filmes são produções audiovisuais, que buscam trazer àqueles que o assistem o entretenimento e a contação de histórias, sejam reais ou imaginárias e de diferentes temáticas. No contexto acadêmico, muitas destas obras com algum teor científico têm sido utilizadas como uma estratégia de ensino alternativa, visto que são feitas para atrair a atenção do telespectador e, dessa forma, podem promover uma aprendizagem mais dinâmica no ambiente escolar. Sendo assim, o filme “Vida de Inseto” apresenta um enredo que se passa em um formigueiro e tem como protagonista a formiga Flik. O personagem acaba causando um acidente ao destruir os alimentos que seriam usados como pagamento a um gafanhoto chamado Hopper e, por esse motivo, parte em uma jornada para tentar recrutar outros insetos combatentes que defendam o seu lar. Ao longo da trama, percebem-se trechos que permitem discutir diferentes aspectos biológicos, como morfologia, modo de vida e ecologia de diversas ordens da Classe Insecta. Nesse sentido, o presente trabalho visa propor uma sequência didática para o ensino de ciências no Ensino Fundamental anos iniciais, utilizando o filme supracitado como ponto de partida para discussões em sala de aula. O referencial teórico-metodológico adotado baseia-se em estudos sobre o ensino de ciências, ludicidade, entomologia e diretrizes curriculares previstas para os anos iniciais, seguidas da análise do filme e sua relação com o conhecimento científico para o encaminhar das etapas da proposta. Espera-se que a sequência didática possa contribuir significativamente no processo de assimilação e fixação dos discentes, tendo em vista que a proposta adere a um ensino recreativo, o qual possibilita aos alunos uma participação ativa e uma possível visão abrangente do assunto, levando em consideração que este método de ensinar objetiva sair do tradicional e buscar resultados positivos através de um recurso alternativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6953_TB5064_27102024192453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOENIR" "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }