ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO ESTRATÉGIAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112411 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5026 "inscrito_id" => 14050 "titulo" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO ESTRATÉGIAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades formativas para professores vinculadas ao projeto de recomposição da aprendizagem implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME-SM). A proposta surgiu a partir da elaboração do plano de ação da mentoria do projeto Educa+ RS, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com o intuito de melhorar os indicadores de aprendizagem e permanência dos estudantes nas redes municipal e estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado um projeto de ação vinculado ao PRAEM (Programa de Atendimento Especializado Municipal), visando oferecer acompanhamento, recomposição e avanço na aprendizagem dos estudantes. A partir disso, entendemos que a integração de habilidades não consolidadas requer inovação pedagógica e uma abordagem de ensino diferenciada. Entretanto, os professores enfrentam diversos obstáculos nesse sentido e algumas estratégias permitem uma integração eficaz entre as habilidades necessárias e as não alcançadas como, por exemplo, a aprendizagem baseada em metodologias ativas. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes ao conciliar o ensino de habilidades específicas do ano corrente com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores. O objetivo deste trabalho é contribuir com os professores da RME-SM no que se refere à adaptação curricular como uma forma para a recomposição da aprendizagem. Para tanto, estão sendo realizados encontros com professores do Ensino Fundamental de uma escola da RME-SM, além da criação de uma turma no Google Sala de Aula, para reflexão e troca de experiências sobre estratégias e práticas pedagógicas, que possam sanar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14050_TB5026_27102024172837.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112411 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5026 "inscrito_id" => 14050 "titulo" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO ESTRATÉGIAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades formativas para professores vinculadas ao projeto de recomposição da aprendizagem implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME-SM). A proposta surgiu a partir da elaboração do plano de ação da mentoria do projeto Educa+ RS, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com o intuito de melhorar os indicadores de aprendizagem e permanência dos estudantes nas redes municipal e estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado um projeto de ação vinculado ao PRAEM (Programa de Atendimento Especializado Municipal), visando oferecer acompanhamento, recomposição e avanço na aprendizagem dos estudantes. A partir disso, entendemos que a integração de habilidades não consolidadas requer inovação pedagógica e uma abordagem de ensino diferenciada. Entretanto, os professores enfrentam diversos obstáculos nesse sentido e algumas estratégias permitem uma integração eficaz entre as habilidades necessárias e as não alcançadas como, por exemplo, a aprendizagem baseada em metodologias ativas. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes ao conciliar o ensino de habilidades específicas do ano corrente com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores. O objetivo deste trabalho é contribuir com os professores da RME-SM no que se refere à adaptação curricular como uma forma para a recomposição da aprendizagem. Para tanto, estão sendo realizados encontros com professores do Ensino Fundamental de uma escola da RME-SM, além da criação de uma turma no Google Sala de Aula, para reflexão e troca de experiências sobre estratégias e práticas pedagógicas, que possam sanar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14050_TB5026_27102024172837.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }