Este artigo se iniciou a partir da experiência obtida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. ª Graziela Gabriel. Nesse viés, o presente trabalho apresenta como objetivo descrever como conteúdo Esportes foi utilizado como estratégia para promover a interação social entre os alunos na Educação Física Escolar (EFE) de uma escola pública. A unidade temática Esportes se encontra presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que rege as práticas pedagógicas dos professores, e tem como ênfase a exploração das diversas modalidades esportivas, sendo ministrado de maneira lúdica pelos docentes, propiciando um aprendizado mais significativo e, assim, percebe-se a relevância que o assunto possui. O referencial teórico -metodológico deste estudo se justifica na contribuição do conteúdo Esportes, presente na EFE, para a socialização dos estudantes do Ensino Fundamental, adotando a pesquisa qualitativa e a técnica de observação participativa. No decurso da experiência foi executado o conteúdo em questão para as turmas nas suas aulas, na qual foi observado que esse tema é um recurso eficaz para a interação social, pois as atividades esportivas despertaram momentos não apenas de emoção, mas também de aprendizado, habilidades sociais e respeito, fatores indispensáveis para a sociedade. Além disso, pôde-se observar o fortalecimento dos laços e registro de comportamentos e relações interpessoais entre ambos os gêneros. Portanto, este relato denota a importância da Educação Física como estratégia para proporcionar o desenvolvimento integral e o convívio entre os alunos.