Este trabalho objetiva apresentar a influência da Sequência Fedathi devido à sua capacidade de transformar práticas profissionais. O foco principal é a mudança de postura dos professores, destacando o papel crucial do educador como mediador no processo de aprendizagem. A Pesquisadora ao participar do Projeto Fedathi, identificou a necessidade de aprofundar-se na Sequência Fedathi para promover a participação ativa dos alunos e a formação continuada dos professores. Essa experiência levou à identificação do Método de Formação Sequência Fedathi, que visa fortalecer a colaboração entre professores e alunos, gerando um ambiente educacional propício para mudanças práticas concretas. A metodologia utilizada, aliada a pesquisa-ação e o estudo de caso, identificou uma cultura de formação entre os pesquisadores do laboratório. Entre os resultados, observou-se que o processo incluiu várias etapas para o esclarecimento do problema, modelagem da formação, vivência prática e sistematização dos achados. A formação centrou-se na interação professor-aluno-conteúdo, enfatizando a mediação do educador. A formação propôs estratégias para empoderar os professores, promovendo a inteligência coletiva e um clima de colaboração. A implementação da Sequência Fedathi nos contextos educacionais visou a sensibilização, reflexão e mudança de práticas docentes, reforçando a importância da sustentabilidade das ações. A formação adaptou-se às necessidades e resistências dos participantes, destacando a importância da escuta ativa e o compartilhamento de sucessos. O impacto da formação foi percebido na mudança de práticas docentes, reflexão constante sobre o ensino e organização para implementar novos conhecimentos. Por fim, a pesquisa sugeriu que a formação continuada com a Sequência Fedathi promove uma transformação significativa nas práticas dos educadores, destacando a importância de um processo de formação flexível, colaborativo e centrado nas necessidades dos participantes.