DA MEMÓRIA AO TEXTO: AS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM RELATOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114836 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8510 "inscrito_id" => 16607 "titulo" => "DA MEMÓRIA AO TEXTO: AS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM RELATOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral explorar as estratégias de referenciação utilizadas no gênero relato de memórias, com foco em textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o propósito de compreender como essas estratégias contribuem para a coesão e a coerência textual. Propomos, nas ações pedagógicas, o uso de mecanismos de referenciação, através de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, desenvolvendo uma metodologia da sequência didática para as produções textuais, a fim de minimizar as dificuldades na escrita dos alunos. A pesquisa teve como arcabouço teórico conceitos advindos de autores que abordam os fenômenos referenciais enquanto práticas discursivas. Recorreu-se aos postulados de Koch (2002, 2004, 2008, 2009) Mondada (2003), Antunes (2003), Marcuschi (2005, 2012), Geraldi (2006), Cavalcante (2013) entre outros que trazem discussões valorosas a cerca do estudo em questão. Do ponto de vista metodológico, seguindo a orientação de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), aplicamos a sequência didática, abordando o gênero relato de experiência, oportunizando a experiência com texto narrativo, tendo sido possível orientar o uso de estratégias em um trabalho de produção textual escrita orientado pela Linguística do Texto. Na produção inicial, observamos inadequações em relação ao uso da referenciação, o que resultou em repetições excessivas que não proporcionavam a progressão do texto. Após a intervenção realizada, por meio de atividades pedagógicas com o intuito de minimizar os problemas nessa direção, comparamos as produções iniciais e finais, tendo observado resultados satisfatórios, já que os alunos apresentaram avanços no uso da referenciação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16607_TB8510_06082024222756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID DA SILVA RIOTINTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAVID" "autor_email" => "sauloriotinto@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114836 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8510 "inscrito_id" => 16607 "titulo" => "DA MEMÓRIA AO TEXTO: AS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM RELATOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral explorar as estratégias de referenciação utilizadas no gênero relato de memórias, com foco em textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o propósito de compreender como essas estratégias contribuem para a coesão e a coerência textual. Propomos, nas ações pedagógicas, o uso de mecanismos de referenciação, através de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, desenvolvendo uma metodologia da sequência didática para as produções textuais, a fim de minimizar as dificuldades na escrita dos alunos. A pesquisa teve como arcabouço teórico conceitos advindos de autores que abordam os fenômenos referenciais enquanto práticas discursivas. Recorreu-se aos postulados de Koch (2002, 2004, 2008, 2009) Mondada (2003), Antunes (2003), Marcuschi (2005, 2012), Geraldi (2006), Cavalcante (2013) entre outros que trazem discussões valorosas a cerca do estudo em questão. Do ponto de vista metodológico, seguindo a orientação de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), aplicamos a sequência didática, abordando o gênero relato de experiência, oportunizando a experiência com texto narrativo, tendo sido possível orientar o uso de estratégias em um trabalho de produção textual escrita orientado pela Linguística do Texto. Na produção inicial, observamos inadequações em relação ao uso da referenciação, o que resultou em repetições excessivas que não proporcionavam a progressão do texto. Após a intervenção realizada, por meio de atividades pedagógicas com o intuito de minimizar os problemas nessa direção, comparamos as produções iniciais e finais, tendo observado resultados satisfatórios, já que os alunos apresentaram avanços no uso da referenciação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16607_TB8510_06082024222756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID DA SILVA RIOTINTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAVID" "autor_email" => "sauloriotinto@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }