Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ABORDAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110225
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1925
    "inscrito_id" => 1819
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ABORDAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a constituição e desdobramentos do componente curricular de geografia enquanto ciência e disciplina, estudando os desafios e perspectivas encontrados nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho traz uma análise histórica sobre o surgimento da disciplina explicando sua aplicabilidade na sociedade e indicando novos meios para a manutenção do equilíbrio biológico e bem-estar social. Este trabalho utilizou-se da metodologia bibliográfica na leitura de obras científicas de autores como Milton Santos (1978), Vale e Magnoni (2016), para análise histórica e contemporânea; utilizou-se, também, de aspectos qualitativos, como entrevistas abertas com professores do Ensino Fundamental Anos Finais para entender os novos desafios que há no ensino de geografia na atualidade. Após o estudo, observou-se que há necessidade de novas metodologias para melhorar a aprendizagem, as quais são capazes de ajudar a tornar a disciplina de geografia mais compreensível e atraente aos olhos dos educandos, minimizando os desafios educacionais tradicionais do componente curricular em questão. Conclui-se nesta pesquisa que o ensino de geografia nos Anos Finais do e Ensino Fundamental aborda duas realidades que podem ser distinguidas por duas práticas: uma já instituída, historicamente tradicional, marcada por mecanismos conhecidos como a reprodução de conteúdo, o formalismo, o verbalismo, a memorização; e a segunda, há de considerar-se, no ensino, a construção do conhecimento por parte dos alunos e de novos métodos didático-pedagógicos. Por tanto, espera-se que esta discussão possa favorecer efetivamente a construção do conhecimento na atualidade sobre novas perspectivas de abordagem do componente curricular em estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1819_TB1925_30092024162135.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EZEQUIEL LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL LEITE"
    "autor_email" => "ezequiel.zoe.br@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110225
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1925
    "inscrito_id" => 1819
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ABORDAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a constituição e desdobramentos do componente curricular de geografia enquanto ciência e disciplina, estudando os desafios e perspectivas encontrados nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho traz uma análise histórica sobre o surgimento da disciplina explicando sua aplicabilidade na sociedade e indicando novos meios para a manutenção do equilíbrio biológico e bem-estar social. Este trabalho utilizou-se da metodologia bibliográfica na leitura de obras científicas de autores como Milton Santos (1978), Vale e Magnoni (2016), para análise histórica e contemporânea; utilizou-se, também, de aspectos qualitativos, como entrevistas abertas com professores do Ensino Fundamental Anos Finais para entender os novos desafios que há no ensino de geografia na atualidade. Após o estudo, observou-se que há necessidade de novas metodologias para melhorar a aprendizagem, as quais são capazes de ajudar a tornar a disciplina de geografia mais compreensível e atraente aos olhos dos educandos, minimizando os desafios educacionais tradicionais do componente curricular em questão. Conclui-se nesta pesquisa que o ensino de geografia nos Anos Finais do e Ensino Fundamental aborda duas realidades que podem ser distinguidas por duas práticas: uma já instituída, historicamente tradicional, marcada por mecanismos conhecidos como a reprodução de conteúdo, o formalismo, o verbalismo, a memorização; e a segunda, há de considerar-se, no ensino, a construção do conhecimento por parte dos alunos e de novos métodos didático-pedagógicos. Por tanto, espera-se que esta discussão possa favorecer efetivamente a construção do conhecimento na atualidade sobre novas perspectivas de abordagem do componente curricular em estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1819_TB1925_30092024162135.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EZEQUIEL LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL LEITE"
    "autor_email" => "ezequiel.zoe.br@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a constituição e desdobramentos do componente curricular de geografia enquanto ciência e disciplina, estudando os desafios e perspectivas encontrados nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho traz uma análise histórica sobre o surgimento da disciplina explicando sua aplicabilidade na sociedade e indicando novos meios para a manutenção do equilíbrio biológico e bem-estar social. Este trabalho utilizou-se da metodologia bibliográfica na leitura de obras científicas de autores como Milton Santos (1978), Vale e Magnoni (2016), para análise histórica e contemporânea; utilizou-se, também, de aspectos qualitativos, como entrevistas abertas com professores do Ensino Fundamental Anos Finais para entender os novos desafios que há no ensino de geografia na atualidade. Após o estudo, observou-se que há necessidade de novas metodologias para melhorar a aprendizagem, as quais são capazes de ajudar a tornar a disciplina de geografia mais compreensível e atraente aos olhos dos educandos, minimizando os desafios educacionais tradicionais do componente curricular em questão. Conclui-se nesta pesquisa que o ensino de geografia nos Anos Finais do e Ensino Fundamental aborda duas realidades que podem ser distinguidas por duas práticas: uma já instituída, historicamente tradicional, marcada por mecanismos conhecidos como a reprodução de conteúdo, o formalismo, o verbalismo, a memorização; e a segunda, há de considerar-se, no ensino, a construção do conhecimento por parte dos alunos e de novos métodos didático-pedagógicos. Por tanto, espera-se que esta discussão possa favorecer efetivamente a construção do conhecimento na atualidade sobre novas perspectivas de abordagem do componente curricular em estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.