Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a constituição e desdobramentos do componente curricular de geografia enquanto ciência e disciplina, estudando os desafios e perspectivas encontrados nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho traz uma análise histórica sobre o surgimento da disciplina explicando sua aplicabilidade na sociedade e indicando novos meios para a manutenção do equilíbrio biológico e bem-estar social. Este trabalho utilizou-se da metodologia bibliográfica na leitura de obras científicas de autores como Milton Santos (1978), Vale e Magnoni (2016), para análise histórica e contemporânea; utilizou-se, também, de aspectos qualitativos, como entrevistas abertas com professores do Ensino Fundamental Anos Finais para entender os novos desafios que há no ensino de geografia na atualidade. Após o estudo, observou-se que há necessidade de novas metodologias para melhorar a aprendizagem, as quais são capazes de ajudar a tornar a disciplina de geografia mais compreensível e atraente aos olhos dos educandos, minimizando os desafios educacionais tradicionais do componente curricular em questão. Conclui-se nesta pesquisa que o ensino de geografia nos Anos Finais do e Ensino Fundamental aborda duas realidades que podem ser distinguidas por duas práticas: uma já instituída, historicamente tradicional, marcada por mecanismos conhecidos como a reprodução de conteúdo, o formalismo, o verbalismo, a memorização; e a segunda, há de considerar-se, no ensino, a construção do conhecimento por parte dos alunos e de novos métodos didático-pedagógicos. Por tanto, espera-se que esta discussão possa favorecer efetivamente a construção do conhecimento na atualidade sobre novas perspectivas de abordagem do componente curricular em estudo.