O uso de tecnologias no ambiente escolar vem se desenvolvendo intensamente nos últimos anos, devidos os grandes avanços na tecnologia, expansão do acesso à internet, a intensa utilização dos smartphones e computadores com maior velocidade no processamento de dados e com grande capacidade de armazenamento. Nessa perspectiva, a utilização de software no ensino dos componentes curriculares, especificamente no ensino de matemática, tornasse cada vez mais rotineiro e significativo nas aulas, que por vezes, esse ensino é livresco e pouco atrativo, ou seja, ainda em moldes tradicionais. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a utilização dos softwares no ensino de matemática como ferramenta potencializadora da aprendizagem. Para desenvolvimento deste trabalho utiliza-se a pesquisa bibliográfica, tendo como fonte para pesquisa a plataforma de periódico Capes, no qual foi realizado a busca de artigos científicos entre os anos de 2018 a 2023. A utilização dos softwares no ensino de matemática possibilita uma aprendizagem interativa, dinâmica, adaptativa e com o layout rico em possibilidade para manuseio, utilização de recursos visuais atrativos que permite o engajamento e desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos. Todavia, a formação docente precisa está alinhamento com utilização e finalidade do uso dos softwares para que tenha resultados efetivos na aprendizagem. Com isso, a escola e os docentes precisam proporcionar espaços e práticas pedagógicas significativas por meio da utilização dos softwares, para que a aprendizagem do componente curricular seja verdadeiramente potencializada no desenvolvimento cognitivo dos alunos.