FORMAÇÃO DOCENTE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO PROFISSIONAL EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112746 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5512 "inscrito_id" => 8146 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO PROFISSIONAL EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "As oportunidades para os licenciandos se aprimorarem é de extrema importância para a formação completa do profissional. Por essa perspectiva, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel essencial na formação de docentes, contribuindo de maneira significativa para o preparo profissional dos futuros professores. Ao oferecer aos discentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar real, a imersão prática permite que os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica sejam aplicados de maneira concreta, ajudando os futuros professores a entenderem como adaptar teorias e métodos ao contexto real da sala de aula. Assim, este presente relato de experiência tem por objetivo expor as vivências durante o processo de formação docente na participação do Programa de Residência Pedagógica, tendo como Sub-Projeto: “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, em Belém-PA. Nesse sentido, consta neste material a descrição de como a teoria científica é aplicada na Educação Básica, contribuindo para a formação profissional prática do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Desse modo, este material aborda as oportunidades de criação e planejamento de atividades criativas, tendo como base a Sequência Didática e a Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, este estudo busca expor as realizações metodológicas e as práticas docentes, que possibilitaram o preparo profissional. Assim, o envolvimento no âmbito escolar indicam, de maneira concernente à experiência acadêmica e ao saber educacional, que o Programa de Residência Pedagógica não só corrobora o aprimoramento das técnicas de ensino e aprendizagem mas também favorece o aperfeiçoamento profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8146_TB5512_08102024213417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO" "autor_nome_curto" => "Marceli" "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112746 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5512 "inscrito_id" => 8146 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO PROFISSIONAL EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "As oportunidades para os licenciandos se aprimorarem é de extrema importância para a formação completa do profissional. Por essa perspectiva, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel essencial na formação de docentes, contribuindo de maneira significativa para o preparo profissional dos futuros professores. Ao oferecer aos discentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar real, a imersão prática permite que os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica sejam aplicados de maneira concreta, ajudando os futuros professores a entenderem como adaptar teorias e métodos ao contexto real da sala de aula. Assim, este presente relato de experiência tem por objetivo expor as vivências durante o processo de formação docente na participação do Programa de Residência Pedagógica, tendo como Sub-Projeto: “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, em Belém-PA. Nesse sentido, consta neste material a descrição de como a teoria científica é aplicada na Educação Básica, contribuindo para a formação profissional prática do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Desse modo, este material aborda as oportunidades de criação e planejamento de atividades criativas, tendo como base a Sequência Didática e a Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, este estudo busca expor as realizações metodológicas e as práticas docentes, que possibilitaram o preparo profissional. Assim, o envolvimento no âmbito escolar indicam, de maneira concernente à experiência acadêmica e ao saber educacional, que o Programa de Residência Pedagógica não só corrobora o aprimoramento das técnicas de ensino e aprendizagem mas também favorece o aperfeiçoamento profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8146_TB5512_08102024213417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO" "autor_nome_curto" => "Marceli" "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }