UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE LITERACIA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112454 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5092 "inscrito_id" => 15301 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE LITERACIA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A educação contemporânea exige que os professores estejam preparados para integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, promovendo o ensino inovador e engajador para os estudantes. Nesse sentido, eles precisam se apropriar de literacia digital de modo a ampliar seu repertório de práticas educativas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre a literacia digital na formação de professores, especificamente focada nos anos iniciais. O método de investigação foi o estado da questão sobre os temas em análise em bases de dados como BDTD/IBICT, Portal de Teses e Dissertações da CAPES e RNP-Primo, analisando teses, dissertações e artigos entre 2014 e 2024. Após análise detalhada dos resumos, foram selecionadas 12 publicações mais próximas do interesse da presente investigação. Os resultados convergem para a importância da formação continuada em tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento de competências como domínio de ferramentas, planejamento de aulas, avaliação da aprendizagem e criação de práticas pedagógicas inovadoras. A formação deve ser contextualizada, considerando as realidades das escolas e as necessidades dos estudantes, a fim de promover a integração efetiva das TDICs nas práticas pedagógicas e na aprendizagem. As formas de organização identificadas foram desde cursos de formação presencial e online até palestras e seminários. As principais barreiras das formações dizem respeito a falta de infraestrutura e de apoio da gestão escolar. Nesse sentido, identificamos a necessidade de fomentar estratégias e recursos diversificados na formação de professores de modo a ampliar suas competências para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, de modo que eles contribuam para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos no mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15301_TB5092_03062024094912.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO REIS SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigoreissilveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112454 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5092 "inscrito_id" => 15301 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE LITERACIA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A educação contemporânea exige que os professores estejam preparados para integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, promovendo o ensino inovador e engajador para os estudantes. Nesse sentido, eles precisam se apropriar de literacia digital de modo a ampliar seu repertório de práticas educativas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre a literacia digital na formação de professores, especificamente focada nos anos iniciais. O método de investigação foi o estado da questão sobre os temas em análise em bases de dados como BDTD/IBICT, Portal de Teses e Dissertações da CAPES e RNP-Primo, analisando teses, dissertações e artigos entre 2014 e 2024. Após análise detalhada dos resumos, foram selecionadas 12 publicações mais próximas do interesse da presente investigação. Os resultados convergem para a importância da formação continuada em tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento de competências como domínio de ferramentas, planejamento de aulas, avaliação da aprendizagem e criação de práticas pedagógicas inovadoras. A formação deve ser contextualizada, considerando as realidades das escolas e as necessidades dos estudantes, a fim de promover a integração efetiva das TDICs nas práticas pedagógicas e na aprendizagem. As formas de organização identificadas foram desde cursos de formação presencial e online até palestras e seminários. As principais barreiras das formações dizem respeito a falta de infraestrutura e de apoio da gestão escolar. Nesse sentido, identificamos a necessidade de fomentar estratégias e recursos diversificados na formação de professores de modo a ampliar suas competências para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, de modo que eles contribuam para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos no mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15301_TB5092_03062024094912.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO REIS SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigoreissilveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }