DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS(AS) EM PEDAGOGIA: UM MOVIMENTO DE EDUCAR PARA A PESQUISA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110099 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1748 "inscrito_id" => 5351 "titulo" => "DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS(AS) EM PEDAGOGIA: UM MOVIMENTO DE EDUCAR PARA A PESQUISA" "resumo" => "O presente relato discute as contribuições da disciplina intitulada Diversidade e Educação na formação de licenciandos(as) em Pedagogia da modalidade EaD no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) – Campus Muzambinho. A disciplina é regularmente ofertada para estudantes do 7º Período do curso e discute tópicos imprescindíveis para se pensar a diversidade nos contextos educativos. Os licenciandos(as) realizam diversas atividades como fóruns, tarefas, vídeos, dentre outros. Uma das atividades é o desenvolvimento de um Estado do Conhecimento na perspectiva da diversidade, tais como, diversidade religiosa, pessoas com deficiência, gênero e grupos LGBTQIAP+. A divisão dos grupos ocorre via plataforma Moodle e, em colaboração, os estudantes desenvolvem suas pesquisas em diferentes eventos e periódicos da área educacional. Esse movimento de Educar para a Pesquisa tem auxiliado na compreensão de lacunas investigativas, o que pode contribuir para que tais licenciandos(as) se insiram em programas de pós-graduação após a conclusão da formação inicial. Além disso, por meio deste educar para a pesquisa, os(as) estudantes tem desenvolvido habilidades investigativas, aprimorando a escrita e conhecendo na práxis as normas acadêmicas necessárias para o desenvolvimento de um texto científico. Tais habilidades poderão auxiliá-los na escrita de documentos, relatórios, projetos de ensino e de pesquisa nos ambientes educativos em que eles poderão se inserir no mercado de trabalho. Assim, os resultados apontam para uma contribuição efetiva e alerta para a inserção de práticas de pesquisa nas disciplinas da formação inicial, favorecendo um ambiente investigativa de escrita colaborativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5351_TB1748_27102024185714.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTOS" "autor_email" => "mateus.j.santos@ufv.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110099 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1748 "inscrito_id" => 5351 "titulo" => "DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS(AS) EM PEDAGOGIA: UM MOVIMENTO DE EDUCAR PARA A PESQUISA" "resumo" => "O presente relato discute as contribuições da disciplina intitulada Diversidade e Educação na formação de licenciandos(as) em Pedagogia da modalidade EaD no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) – Campus Muzambinho. A disciplina é regularmente ofertada para estudantes do 7º Período do curso e discute tópicos imprescindíveis para se pensar a diversidade nos contextos educativos. Os licenciandos(as) realizam diversas atividades como fóruns, tarefas, vídeos, dentre outros. Uma das atividades é o desenvolvimento de um Estado do Conhecimento na perspectiva da diversidade, tais como, diversidade religiosa, pessoas com deficiência, gênero e grupos LGBTQIAP+. A divisão dos grupos ocorre via plataforma Moodle e, em colaboração, os estudantes desenvolvem suas pesquisas em diferentes eventos e periódicos da área educacional. Esse movimento de Educar para a Pesquisa tem auxiliado na compreensão de lacunas investigativas, o que pode contribuir para que tais licenciandos(as) se insiram em programas de pós-graduação após a conclusão da formação inicial. Além disso, por meio deste educar para a pesquisa, os(as) estudantes tem desenvolvido habilidades investigativas, aprimorando a escrita e conhecendo na práxis as normas acadêmicas necessárias para o desenvolvimento de um texto científico. Tais habilidades poderão auxiliá-los na escrita de documentos, relatórios, projetos de ensino e de pesquisa nos ambientes educativos em que eles poderão se inserir no mercado de trabalho. Assim, os resultados apontam para uma contribuição efetiva e alerta para a inserção de práticas de pesquisa nas disciplinas da formação inicial, favorecendo um ambiente investigativa de escrita colaborativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5351_TB1748_27102024185714.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTOS" "autor_email" => "mateus.j.santos@ufv.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }