ABP: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111689 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3999 "inscrito_id" => 12982 "titulo" => "ABP: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA." "resumo" => "Busca-se apresentar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas — ou Problem-Based Learning (PBL), que se trata de um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Essa estratégia faz parte das metodologias ativas, pois o protagonista, na aula, passa a ser o aluno. Por sua vez, o professor se torna o guia e é responsável por conduzir o estudante na busca por novos conhecimentos. A aprendizagem baseada em problemas é, atualmente, reconhecida por ser uma das metodologias de ensino mais modernas e por ajudar o estudante a entender o conteúdo na prática com mais engajamento, autonomia e protagonismo. Por meio de edital divulgado para a comunidade escolar, discentes do 3º ano do Ensino médio modalidade técnico Integral da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, foram selecionados de acordo com os seus respectivos cursos, a fim de realizar o seguinte desafio: Montar uma ação social que atendesse a comunidade em relação ao esclarecimento de dúvidas no preenchimento da Declaração de Imposto sobre a Renda Pessoa Física, exercício 2024, ano calendário 2023. Os discentes dividiram-se em dois grupos de acordo com os seus cursos, ficando os de (DS) Desenvolvimento de Sistemas, responsáveis pela infraestrutura e configuração de software, e os de (ADM) Administração, no atendimento ao público, pesquisa e uso dos softwares, bem como esclarecimento de dúvidas, e quando necessário encaminhamento para atendimento mais específico para a (RFB) Receita Federal do Brasil. Na ação intitulada: Declare certo a ETEGIL lhe ajuda, os discentes tinham na retaguarda o apoio de Docentes com formação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12982_TB3999_16052024084915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL CARLOS NUNES" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "daniel.canunes@professor.educacao.pe.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111689 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3999 "inscrito_id" => 12982 "titulo" => "ABP: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA." "resumo" => "Busca-se apresentar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas — ou Problem-Based Learning (PBL), que se trata de um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Essa estratégia faz parte das metodologias ativas, pois o protagonista, na aula, passa a ser o aluno. Por sua vez, o professor se torna o guia e é responsável por conduzir o estudante na busca por novos conhecimentos. A aprendizagem baseada em problemas é, atualmente, reconhecida por ser uma das metodologias de ensino mais modernas e por ajudar o estudante a entender o conteúdo na prática com mais engajamento, autonomia e protagonismo. Por meio de edital divulgado para a comunidade escolar, discentes do 3º ano do Ensino médio modalidade técnico Integral da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, foram selecionados de acordo com os seus respectivos cursos, a fim de realizar o seguinte desafio: Montar uma ação social que atendesse a comunidade em relação ao esclarecimento de dúvidas no preenchimento da Declaração de Imposto sobre a Renda Pessoa Física, exercício 2024, ano calendário 2023. Os discentes dividiram-se em dois grupos de acordo com os seus cursos, ficando os de (DS) Desenvolvimento de Sistemas, responsáveis pela infraestrutura e configuração de software, e os de (ADM) Administração, no atendimento ao público, pesquisa e uso dos softwares, bem como esclarecimento de dúvidas, e quando necessário encaminhamento para atendimento mais específico para a (RFB) Receita Federal do Brasil. Na ação intitulada: Declare certo a ETEGIL lhe ajuda, os discentes tinham na retaguarda o apoio de Docentes com formação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12982_TB3999_16052024084915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL CARLOS NUNES" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "daniel.canunes@professor.educacao.pe.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }